Recorde demorou 55 anos para ser atingido

 

Na quinta-feira, 26 de agosto, a divisão americana da Toyota Motor Corporation anunciou que as vendas acumuladas do Toyota Corolla, no mundo todo, atingiram 50 milhões de unidades em julho. O recorde foi atingido após 55 anos do primeiro lançamento da montadora.
O veículo é vendido em versões sedan, hatchback e perua. Também é o modelo mais vendido da história, com produção nos cinco continentes. O nome vem do Latim e significa “Coroa de Flores”, que por sua vez significam felicidade e triunfo.
Início do Corolla (Foto: Toyota)

 

O primeiro Corolla, um sedã de 2 portas, foi lançado em novembro de 1966. A produção começou na fábrica de Takaoka, na província de Aichi, que foi concluída em 1966. Nesse mesmo ano, passou a exportar para a Austrália e expandiu seu mercado de vendas após exportar para a América do Norte, em 1968. Ainda em 1968, a produção no exterior começou na Malásia e na Austrália.
Decisivo
Como resultado da expansão, a produção total da Toyota, que era de cerca de 480.000 em 1965, dobrou para cerca de 1,1 milhão em 1968. A produção acumulada da gigante de veículos por cerca de 30 anos, antes do lançamento do primeiro Corolla, foi de cerca de 2,34 milhões de unidades. O Corolla é considerado decisivo que desencadeou a expansão da Toyota no mercado mundial.

 

E hoje, um luxuoso veículo (Foto: Toyota)

 

Em 1970, quatro anos após seu lançamento, as vendas globais acumuladas do Corolla ultrapassaram 1 milhão de unidades. Em 1997, as vendas acumuladas em todo o mundo chegaram a 22,65 milhões de unidades, tornando-o o carro mais vendido do mundo.Nos Estados Unidos, desde outubro de 2011 o Corolla é produzido na fábrica do Mississippi.

 

Fonte: Response e Wikipédia