Música e fotografia fazem parte da programação

 

Amantes de fotografia e música terão uma ótima oportunidade para contemplar essas artes com a abertura da 12ª edição do Festival Internacional de Fotografia Kyotographie, em Quioto (Kyoto), nos dias 13 e 14 deste mês.

Simultaneamente, os organizadores também realizam o festival de música Kyotophonie, que chega à sua segunda edição e é um desdobramento da mostra fotográfica. Os festivais contam com apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio.

O principal destaque do evento musical será a cantora baiana Xenia França, que se apresentará no templo Higashi Honganji no domingo 14.

Serão duas apresentações no mesmo dia, a primeira das 13h às 15h e a segunda, das 16h30 às 18h30. Os concertos serão precedidos de um discurso de outro convidado brasileiro: o escritor, ator e xamã Davi Kopenawa, que é considerado um dos maiores líderes políticos dos indígenas yanomami.

Grammy

Vencedora do Grammy Latino 2023 por melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa, Xenia França é dissidente da banda Aláfia, com a qual lançou três álbuns entre 2013 e 2017.

A carreira solo começou em 2017, com o álbum ¨Xenia¨, e conquistou o prestigiado prêmio latino-americano com seu segundo álbum, o aclamado ¨Em nome da estrela¨, de 2022. O ingresso antecipado custa 5 mil ienes, preço que será de 6 mil ienes na portaria – estudantes pagam 4 mil ienes.

 

Davi Kopenawa (Divulgação)

 

Além de Xenia França, o festival Kyotophonie – que, no ano passado, trouxe os também brasileiros Chico César e Luedji Luna – também terá, nesta edição, o músico Guy Bertrand e a banda Los Graciosos, ambos da França; e a apresentação audiovisual Made in Dublin, um filme de 40 minutos que fundirá imagens de Eammon Doyle e Niall Sweeney a uma composição de David Donohoe e locução de Kevin Barry – todos, irlandeses.

Luta Yanomami

Já o festival de fotografia Kyotographie terá 13 exposições em 12 diferentes locais de Quioto, que ficarão em exibição até 12 de maio.

Um dos destaques será a mostra ¨A luta Yanomami¨, de autoria da fotógrafa e ativista Claudia Andujar. Ela nasceu na Suíça, mas se naturalizou brasileira e se dedica à causa yanomami desde a década de 1970. Daí a presença, no evento, de Davi Kopenawa, que virá ao Japão pela primeira vez.

Serviço

Kyotographie 2024
Datas: de 13/4 a 12/5
Local: Quioto, em 12 diferentes locais
Preço: varia conforme o local
Mais informações (em inglês): www.kyotographie.jp/en/

 

Kyotophonie 2024 (edição de primavera)
Quando: 13 e 14 de abril
Local: Quioto, em 4 diferentes locais [show de Xenia França no templo Higashi Honganji]
Preço: varia conforme o concerto. O show de Xenia França custará 4 mil ienes (estudantes), 5 mil ienes (antecipado) e 6 mil ienes (na portaria)
Mais informações (em inglês): https://kyotophonie.jp/en/

 

*Com Gilberto Yoshinaga