Mas vendas ainda não alcançaram o nível de antes da pandemia

 

A Toyota Motor Corp. é mais uma vez a montadora número um do mundo, conquistando o primeiro lugar de vendas em 2021 pelo segundo ano consecutivo.

O grupo vendeu quase 10,5 milhões de veículos em todo o mundo no ano passado, o que representa um aumento de 10,1% em relação a 2020. O número inclui as vendas de miniveículos do grupo Daihatsu Motor Co. e de caminhões da Hino Motors Ltd., subsidiárias da Toyota.

Em 2021, o grupo Toyota vendeu 2,11 milhões de veículos, incluindo minicarros no Japão, uma queda de 2,2% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas globais aumentaram 13,8%, para 8,39 milhões de unidades.

 

Toyota é líder pelo segundo ano (Foto: Reprodução TV - NHK)

 

Só a Toyota vendeu 9,62 milhões de veículos globalmente, um aumento de 10,6%, enquanto sua produção caiu 1,5% em relação ao ano anterior, para 2,88 milhões de unidades.

A gigante japonesa superou a principal concorrente. As vendas globais da rival Volkswagen caíram 4,5% no ano passado, para 8,88 milhões de veículos, devido à crise global de chips.

A Toyota tem lutado para retornar aos níveis normais de produção, pois continua enfrentando restrições na cadeia de suprimentos devido à disseminação do COVID-19 no sudeste da Ásia, anunciando o fechamento temporário de fábricas domésticas no início deste mês.

Vendas combinadas

As vendas globais combinadas de automóveis das oito maiores montadoras do Japão subiram 6,1%, para 24,92 milhões de veículos, com todas as fabricantes, exceto a Subaru Corp., registrando um aumento nos números. No entanto, nenhuma conseguiu atingir os níveis antes da pandemia.

 

Montadoras japonesas tiveram aumento nas vendas (Foto: Reprodução TV - NHK)

 

As vendas totais da Honda Motor Co. cresceram 0,7%, para 4,49 milhões de veículos; a Nissan Motor Co. avançou 0,9%, para 4,07 milhões de unidades; e a Suzuki vendeu cerca de 2,76 milhões de unidades.

 

Fonte: Kyodo e NHK