Último título do ano veio nos pênaltis

Alexandre Ezaki, Toyohashi (Aichi)

Não deu outra. O Tokisai ShinAnjo conquistou a Miura Cup disputada em 13 de dezembro, sagrando-se tricampeão do torneio. O time ainda ganhou três prêmios individuais.

Com 12 gols, o Artilheiro foi Pablo Pinheiro Valim; Elizeu Mangolin foi o melhor Goleiro; e Sidney Speed ganhou como Destaque. Além deles jogaram pelo time Leandrinho, Kimiyoshi e Thiago Eguti .

Mangolin foi o Melhor Goleiro (Foto: Cedida)

Também ganharam prêmios individuais: Mário Pavetti (Vencedores Academy), foi o MVP; Daniel Katayama (Vencedores Academy), dividiu o prêmio de Melhor Goleiro com Mangolin; e venceram como Destaques Lucas Aliaga (RB Toyohashi) e Hugo Manfrinato (Mikawa Devils).

James Miura, organizador do campeonato, deixa um agradecimento aos jogadores. ¨Obrigado a todos que participaram da Miura Cup ao longo desse ano. E conto com vocês em 2021¨, diz.

O campeonato

A Miura Cup, disputada no Banff de Toyohashi (Aichi), contou com a participação de 12 equipes: Audax Futsal, Mikawa Devils, Pialago, The Vapo, Tokisai ShinAnjo, Kamikaze, Joga10jp, No Limite FC., RB Toyohashi, Atlético Bragantino, Vencedores Academy e Darma Ayu FC.

Após a primeira fase, oito times se classificaram para as quartas-de-finais. Confira os resultados: Tokisai 6 X 1 No Limite; Mikawa 2 X 2 Joga10 (vitória nos pênaltis do Mikawa); Pialago 0 X 2 Vencedores Academy; e RB Toyohashi 2 X 1 Atlético Bragantino.

Nas semifinais, foram esses os placares: Tokisai 5 X 4 Mikawa; e Vencedores Academy 3 X 1RB Toyohashi.

Final

A disputa do terceiro lugar foi nas penalidades. E o Mikawa ganhou de 3 a 1 do RB Toyohashi.

Rodrigo, técnico da Vencedores Academy, recebendo as medalhas (Foto: Cedida)

Como não poderia ser diferente, a final foi um jogo equilibrado, com chances iguais para os dois times. Tanto que Tokisai e Vencedores Academy empataram em 3 a 3 no tempo normal.

Mas na disputa dos pênaltis, um show à parte dos goleiros Mangolin, que defendeu duas cobranças, e Daniel. Assim, o placar novamente foi apertado, mas dessa vez o Tokisai levou vantagem e ganhou por 2 a 0.

Segredos do campeão

Mas qual o segredo do Tokisai ShinAnjo, que venceu os últimos três torneios em Toyohashi?

Para o técnico do time, Júlio Uno, que há 15 anos atua no futebol de salão, o espírito competitivo é importante. ¨A cada torneio fica difícil manter o topo, mas é o espirito de competição que mantem nossa motivação de disputar os eventos, superando as dificuldades¨, explica.

O técnico também destaca o entrosamento dos jogadores. Alguns deles atuam juntos há mais de 5 anos. Os mais velhos já têm mais base de jogo e vão orientando os novatos. ¨No grupo só entra quem se encaixa com nosso perfil e nosso sistema de jogo¨, esclarece Júlio.

Júlio Uno, técnico do Tokisai, recebendo as medalhas (Foto: Cedida)

Com essa filosofia, neste ano o Tokisai ganhou a Santos Cup, em Komaki e o Over 40, em Toyokawa. Além disso, o grupo participou do time do TKS Bombonera, da Liga Tokai Society Futebol7, ficando em quinto lugar.

Para 2021, Júlio garante que o Tokisai vem com tudo, mas sempre respeitando os outros times. Ele finaliza: ¨Que ano que vem consigamos manter sempre o espirito de competição, mas não de guerra. Somos rivais dentro de quadra, mas fora dela devemos manter sempre a amizade, sem brigas e nem violência¨.

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries, músicas e esportes. Como profissional, considera-se um contador de histórias.