Campeonato tem a participação de 11 equipes

 

O dia 12 de setembro, domingo passado, entra para a história do esporte feminino do Japão. Foi a estreia da ¨WE League¨, a primeira liga profissional de futebol feminino do país. O nome significa “Women Empowerment League”, ou “Liga do Empoderamento Feminino”.

A Liga tem o objetivo de promover a igualdade de gênero, criar uma estrutura para o esporte profissional feminino (não só o futebol), melhorar o nível do futebol feminino japonês e levar a Nadeshiko Japan, a seleção nacional, a mais um título mundial.

 

Clubes que participaram da nova Liga (Arte: WE League)

 

Nesta primeira temporada, o campeonato terá a participação de 11 clubes: My Navi Sendai Ladies; Mitsubishi Heavy Industries Urawa Reds Ladies; Omiya Ardija Ventus; Chifure As Elfen Saitama; JEF United Ichihara Chiba Ladies; Nippon TV Tokyo Verdy Beleza; Nojima Stella Kanagawa Sagamihara; AC Nagano Parceiro Ladies; Albirex Niigata Ladies; INAC Kobe Leonessa; e Sanfrecce Hiroshima Regina.

Regras

A história das mulheres no futebol do Japão começa a partir dos anos 1960. Mas só em 1979 as atletas passaram a ser reconhecidas pela Federação e dois anos depois foi formada a primeira seleção japonesa.

Mas apenas 3,3% dos jogadores japoneses registrados são mulheres, e o número de jogadoras permaneceu praticamente o mesmo nos últimos 10 anos. Além disso, o Japão também caiu para a 13ª posição no ranking mundial da FIFA e não conseguiu chegar às quartas de final na última Copa do Mundo.

Em 1989 começou a primeira liga nacional, a ¨L. League¨, que em 2004 passou a se chamar ¨Nadeshiko League¨, hoje com duas divisões. A ¨WE League¨ será a primeira divisão do futebol feminino japonês, enquanto a ¨Nadeshiko League¨ ficará como segunda e terceira divisões.
Camisas oficiais de alguns times da Liga (Foto: WE League)

A ¨WE League¨ seguirá o calendário europeu, de setembro a maio. O campeonato será disputado em pontos corridos, com turno e returno. Nos primeiros anos, não terá rebaixamento. Cada equipe deve ter pelo menos 15 atletas com contrato profissional e salário anual mínimo de 2,7 milhões de ienes. Para contratos A, o valor mínimo é de 4,6 milhões de ienes anuais.

Além disso, pelo menos 50% dos funcionários do clube devem ser mulheres e pelo menos um membro da diretoria deve ser do sexo feminino.

A música-tema da liga feminina, ¨We Promise¨, foi composta pelo guitarrista Michiya Haruhata, o mesmo autor de ¨J´s Theme¨, a música da ¨J.League¨.

Primeira rodada

Na rodada inaugural do novo campeonato, o primeiro gol da história da WE League foi marcado pela ex-seleção japonesa Megumi Takase, do INAC Kobe Leonessa, que goleou o Omiya Ardija Ventus por 5 a 0.

Os outros resultados foram: NTV Tokyo Verdy Beleza 1 X 2 Urawa Reds; My Navy Sendai e Nojima Stella Kanagawa Sagamihara empataram em 0 a 0; Chifure Elfen Saitama 0 x 3 Sanfrecce Hiroshima Regina; e Albirex Niigata 1 x 3 Nagano Parceiro.

 

Resultados da rodada (Arte: WE League)

 

O JEF United Ichihara Chiba folgou nessa rodada.

Confira abaixo, o vídeo promocional da ¨WE League¨.

 

 

 

 

Fontes: Globo Esporte, Wikipédia, WE League