Possibilidade de estender Estado de Quase Emergência é real

 

As Olimpíadas de Tóquio podem ser realizadas sem espectadores, dependendo da situação do COVID-19 no Japão. A declaração foi concedida nesta quinta-feira, 1, pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga, enquanto o governo considera uma redução no número de pessoas permitidas nos estádios em meio à crescente preocupação de que os Jogos possam desencadear um aumento de infecções.

“Eu disse antes que existe a possibilidade de não haver espectadores. Em qualquer caso, agiremos tendo a segurança e a proteção do povo japonês como nossa principal prioridade”, garantiu o primeiro-ministro.

 

Logomarcas oficiais dos Jogos (Foto: Divulgação)

 

Além disso, o governo estuda a extensão do Quase Estado de Emergência. Previsto para terminar em 11 de julho, existe a possibilidade da medida ser ampliada em Tóquio e nas províncias vizinhas de Kanagawa, Saitama e Chiba.

Limites

Os organizadores das Olimpíadas decidiram no mês passado, ocupar as instalações esportivas com até 50% da capacidade, ou limite máximo de 10.000 pessoas, como parte das medidas para garantir a segurança dos Jogos, com início previsto para 23 de julho.

Mas Tóquio tem registrado um aumento no número de infecções do Coronavírus, desde que o Estado de Emergência foi levantado mês passado. O governo metropolitano relatou 673 novos casos de COVID-19 nesta quinta-feira, um dia depois do número diário chegar a 700 pela primeira vez desde 26 de maio.

Suga disse que qualquer nova decisão sobre como lidar com os torcedores locais nas instalações será tomada por consenso entre os cinco organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Especialistas em doenças infecciosas, incluindo o principal conselheiro do COVID-19 do governo, Shigeru Omi, também defendem que manter os Jogos sem espectadores é a “opção mais segura”.

 

 

Fonte: Kyodo