Coronavírus continua abalando economia japonesa

Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)

Ontem, 23, publicamos no site uma reportagem abordando os efeitos do novo Coronavírus no setor automobilístico do Japão (confira aqui). Hoje, 24, atualizando as informações, a notícia não é nada boa. Outras duas montadoras, Mazda e Honda, anunciaram novas paradas.

Mazda

A Mazda irá continuar com a paralisação parcial das linhas de montagem a partir do dia 27. E também vai parar totalmente as atividades da matriz, em Hiroshima (Hiroshima), e em quase todas as bases domésticas entre 27 e 1 de maio. A partir do dia 2, até 10 de maio, emenda com o feriado de Golden Week. Cerca de 22 mil funcionários serão afetados.

Paralisação afetará 22 mil funcionário (Foto: Pinterest)

A empresa comunicou que das quatro indústrias nas províncias de Hiroshima e Yamaguchi , duas continuarão funcionando até o final de maio, somente no turno diurno.

A paralisação afetará a produção nas plantas do Japão, Tailândia e México. Mesmo assim, a empresa vai pagar 90% dos salários de todos os funcionários.

Honda

Após a paralisação temporária da linha da Honda de Suzuka (Mie), a montadora anunciou também a parada parcial das plantas de Sayama e Yorii (ambas em Saitama).

Na de Sayama, que já parou nos dias 16 e 17 desse mês, a paralisação vai de 27 a 1 de maio; na de Yorii, de 27 a 29. Logo depois emendam com o feriado de Golden Week.

Honda estendeu a paralisação (Foto: Pinterest)

Além disso, os funcionários dos escritórios estão em home office até o dia 1 de maio.

A Honda Motor informou também que estenderá a paralisação de todas as suas fábricas de automóveis na América do Norte, até 8 de maio. A paralisação nessas plantas começou em 23 de março.

Fontes: FNN, Response e Japan Today

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e música. Como profissional, considera-se um contador de histórias.