Chuvas provocam morte em Aichi

Chuvas provocam morte em Aichi

Chuvas devem continuar no final de semana

 

Chuvas fortes atingiram uma ampla área do Japão nesta sexta-feira, 2, provocando alertas de enchentes e ordens de evacuação que afetaram milhões de pessoas e deixaram um homem morto, com a agência meteorológica alertando sobre chuvas contínuas no fim de semana.

A chuva também interrompeu os serviços de transporte, incluindo cancelamentos de serviços de shinkansen em algumas áreas, bem como voos de e para a província de Okinawa, no sul do Japão.

Várias ruas, avenidas e estradas tiveram o trânsito interrompido ou desviado, por causa de alagamentos e deslizamentos. Dezenas de veículos foram atingidos e ficaram parados no caminho.

As severas condições climáticas foram causadas pelo ar quente e úmido soprando perto do tufão Mawar, que está passando ao sul do país, e uma frente de chuva pairando sobre a principal ilha do Japão, Honshu.

 

Várias ruas tiveram o trânsito fechado (Foto: Cris Ezaki)

 

Tempestades foram observadas se desenvolvendo uma após a outra em seis províncias, causando fortes chuvas concentradas, inclusive nas províncias de Kochi, Nara e Wakayama.

O aumento dos níveis de água dos rios levou alguns governos locais, como Toyohashi e Toyokawa (Aichi), e Iwata (Shizuoka), a emitir o mais alto nível de alerta aos residentes, pedindo-lhes que garantissem imediatamente sua segurança.

Em Toyohashi, um homem de 60 anos foi encontrado morto no início do sábado, dentro de um carro em um campo agrícola inundado na noite de sexta-feira, disse a polícia, acrescentando que a água quase encheu o interior do veículo.

Na província de Wakayama, a polícia e os bombeiros procuraram indivíduos que teriam sido arrastados perto de um rio e em uma estrada inundada. Uma mulher de 80 anos também sofreu ferimentos depois de cair ao tentar fugir.

A JR Central suspendeu temporariamente todos os serviços de sua linha Tokaido Shinkansen, que liga Tóquio e Osaka, antes de retomar a operação do trecho entre as estações Shin-Osaka e Nagoya.

O serviço entre Tóquio e Nagoya (Aichi) permaneceu suspenso durante toda a sexta-feira, com a operadora informando que no sábado seria retomado à tarde.

 

Governo emitiu vários alertas de emergência (Foto: Cris Ezaki)

 

Nas províncias de Gifu, Shizuoka, Aichi e Mie, pelo menos 2 milhões de pessoas foram temporariamente aconselhadas a evacuar para os refúgios.

A Agência Meteorológica do Japão relatou chuvas recordes em algumas áreas, com 291 milímetros caindo em parte de Tosashimizu (Kochi), no oeste do Japão, e 240 mm em Tahara (Aichi).

A agência diz que espera que as fortes chuvas continuem caindo no sábado em uma área que vai do oeste ao norte do Japão, e está pedindo vigilância, inclusive contra deslizamentos de terra e rios transbordando.

No período de 24 horas que termina às 18h de sábado, a agência prevê até 250 mm de chuva na região central de Tokai, 200 mm em Tóquio e nas províncias próximas, 150 mm na região oeste de Shikoku e na cadeia de ilhas Izu ao sul. de Tóquio e 100 mm na região ocidental de Kinki, centrada na província de Osaka.

 

Fonte: Kyodo News

 

 

 

Sobre o autor

Alexandre Ezaki

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. É youtuber e fã de cultura pop. Como profissional, considera-se um contador de histórias reais.

CANAIS DO WHATSAPP

GAIJIN NEWS

Tradutor
error

Gostou do Gaijin News?Compartilhe!