Iniciativa junta-se à campanha ¨Maio Laranja¨

 

Nesta quarta-feira, a partir das 21h, uma live em diversas plataformas pretende despertar e conscientizar a comunidade brasileira no Japão para a proteção à criança e ao adolescente.

A campanha ¨Maio Laranja¨ é uma iniciativa brasileira de conscientização que ocorre durante este mês com o objetivo de promover a prevenção e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Nesse sentido, o podcast ¨Diálogos Mochiyori¨ vai reunir profissionais de diversas áreas para uma conversa franca e elucidativa sobre o assunto. O tema da live é ¨Seus filhos sabem a diferença entre carinho e abuso?¨

 

Participantes do encontro (Foto: Divulgação)

 

As convidadas para o bate-papo são Lilian Mishima, fundadora da ONG SOS Mamães no Japão; Paola Bellucci, sobrevivente, ativista e criadora da campanha musical Ninguém Mexe Comigo!; e Márcia Olandim, capelã escolar, contadora de histórias e autora do livro Fala Pra mim!.

A apresentação será do podcaster Carlinhos Vilaronga, que é fundador da Nabecast, criador do Diálogos e um dos membros mais atuantes do Coletivo Podosfera Nipo-Brasileira.

A realização do encontro é do Projeto Tsuru, Lam – Linha de Apoio à Mulher no Japão, SOS Mamães no Japão, Ninguém Mexe Comigo!, Diálogos Mochiyori Podcast e Nabecast Podcasts & Multimedia.

Mobilização

O dia 18 de Maio é o ¨Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes¨, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios.

 

Apoie a campanha (Arte: Divulgação)

 

Essa data foi instituída em 2000. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime até hoje permanece impune.

O objetivo da mobilização é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de local de moradia (rural ou urbana), de geração e de condições econômicas.

A violência sexual nesses casos ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como da exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, se tornam mercadorias e assim são utilizadas nas modalidades de exploração sexual como: tráfico, pornografia, contexto da prostituição e exploração sexual no turismo.

​Símbolo

A campanha nacional tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável.

 

Live discutirá diversos assuntos (Arte: Divulgação)

 

 

A chamada ¨Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes¨, quer convocar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

Serviço

Live ¨Seus filhos sabem a diferença entre carinho e abuso

Horário: 21h (Japão) e 9h (Brasil)

Canais: SOS Mamães no Japão e Nabecast