Medida atinge 7 províncias e vale por um mês

Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)

Por causa do surto de Coronavírus e dos números de infectados que não param de aumentar, o primeiro-ministro Shinzo Abe declarou estado de emergência. O anúncio foi feito na noite de hoje, 6.

Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Hyogo e Fukuoka são as 7 províncias atingidas pela medida, que começa oficialmente amanhã, 7, e vale por um mês.

Sete províncias serão atingidas (Foto: Divulgação)

O governo pede que os moradores dessas províncias não saiam de casa sem necessidade. Supermercados, lojas de conveniência, farmácias e transporte público deverão funcionar normalmente.

Escolas deverão ficar fechadas no período. O decreto também permite ao governo utilizar terrenos privados para a instalação de hospitais de campanha.

Não é quarentena

Estado de emergência é diferente de quarentena. O Japão não pode obrigar a população a não sair, pois isso viola os direitos de liberdade e vai contra uma lei aprovada após a Segunda Guerra Mundial.

Medida vale por um mês (Foto: Divulgação)

Para impôr uma quarentena, o Congresso teria que redigir uma nova lei para restringir a liberdade do povo japonês.

A lei atual não prevê penalidades para aqueles que ignorarem as instruções do governo, como de permanecer em casa.

Veja abaixo o vídeo do primeiro-ministro Shinzo Abe durante o anúncio do decreto de emergência.

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e música. Como profissional, considera-se um contador de histórias.