Toyota lidera as vendas mundiais

 

O modelo Yaris, da Toyotafoi o carro novo mais vendido no Japão em 2021, chegando ao topo do ranking anual pela primeira vez.

Lançado em fevereiro de 2020, as vendas anuais do Yaris cresceram 40,3% em comparação ao ano anterior, totalizando 212.927 unidades.

O Yaris foi o primeiro veículo da Toyota a ficar na posição de topo em vendas anuais desde o híbrido Prius, em 2016.

 

Yaris chegou ao topo da lista (Foto: Toyota)

 

A Toyota também ocupa o segundo, terceiro e quarto lugares com os modelos Roomy (134.801 unidades), Corolla (110.865 unidades) e Alphard (95.049 unidades).

Kei Jidosha

O N-Box da Honda foi o kei jidosha (placa amarela) mais vendido, com 188.940 unidades. Incluindo o N-Box, cinco modelos entre os 10 veículos mais vendidos foram veículos leves (kei jidosha).

Entre os compactos, depois do N-Box aparecem o Suzuki Spacia (128.881 unidades) em segundo lugar e o Daihatsu Tanto (116.912 unidades) em terceiro.
Os dados foram divulgados na terça-feira, 11, pela Associação de Concessionárias de Automóveis do Japão e pela Federação Nacional das Associações de Veículos Leves.

Vendas globais

A Toyota Motor Corp. ficou em primeiro lugar nas vendas globais de automóveis em 2021, superando a Volkswagen AG da Alemanha pelo segundo ano consecutivo. As vendas da Toyota incluem os veículos da Daihatsu Motor Co. e dos caminhões da marca Hino Motors Ltd, todas do mesmo grupo.

 

N-Box foi o placa amarela mais vendido (Foto: Honda)

 

A Volkswagen anunciou que suas vendas globais no ano passado caíram 4,5%, para 8,88 milhões de veículos, abaixo dos 9,56 milhões de veículos vendidos em todo o mundo pela Toyota entre janeiro e novembro de 2021.

As interrupções na cadeia de fornecimento de peças devido à pandemia de Coronavírus não atingiram a montadora japonesa tão duramente quanto outras montadoras como a Volkswagen, que foi forçada a reduzir a produção em resposta à escassez global de chips.

As vendas da Volkswagen em seu mercado doméstico da Europa Ocidental caíram 2,7%, para 2,86 milhões de unidades, enquanto as vendas em seu principal mercado, a China, caíram 14,1%, para 3,30 milhões de unidades. O resultado inclui veículos vendidos sob as marcas Audi e Porsche.

 

 

Fontes: Response e Kyodo