Artista que abriu show do Coldplay tem encontros com jovens brasileiros

 

No final de março deste ano, durante uma turnê do Coldplay pelo Brasil, Warley Santana foi uma das atrações que subiu ao palco para abrir um dos shows da banda britânica em São Paulo.

O brasileiro não canta e nem dança, mas faz comédia com a ajuda de ¨assistentes¨. Ele é ventríloquo, aquele profissional que dá vida e voz a bonecos. E é dos bons.

Talentoso, ele chamou a atenção do vocalista Chris Martin, que lhe fez o convite. Mas Warley já abrilhantou muitos outros eventos, apresentou programas de tevê e rádio, gravou comerciais e fez shows por todo o Brasil e mundo afora.

Agora, ele vem ao Japão para uma turnê diferente. Ele quer mostrar aos jovens a importância de sonhar e de construir uma carreira profissional.

E tudo de graça.

Através de uma parceria da Taiyo Corporation com a organização sem fins lucrativos Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão, a NPO Sabja, jovens brasileiros terão a oportunidade de ouvir Warley falar sobre a carreira e a importância de se fazer aquilo que gosta.

 

Warley e um dos assistentes (Bernardo Coelho/Divulgação)

 

¨O objetivo é usar o talento do ventríloquo para passar mensagens tão importantes sobre o futuro aos jovens¨, explica Erika Tamura, presidente da Sabja.

Márcia Guimarães, presidente da Taiyo Corporation, completa: ¨Os adolescentes estrangeiros têm pouca oportunidade de ter contato com profissionais de diferentes áreas, por isso é importante apoiar eventos desse tipo¨.

Agenda cheia

A agenda de Warley começa com uma apresentação na Embaixada do Brasil, no dia 20 de outubro.

Na sequência, ele viaja pelo Japão para conversar com jovens em diversas províncias.

No dia 23 se apresenta na Escola Alegria de Saber de Toyota (Aichi). No dia seguinte, 24, passará pela Escola Alegria de Saber de Toyohashi (Aichi).

Na manhã do dia 25 visitará alunos da Escola TS em Saitama; de tarde vai para a Escola Gente Miúda, em Gunma.

No dia 26, o artista se apresenta na Escola Alegria de Saber, em Hamamatsu (Shizuoka).

Dia 27 ele volta a Tóquio para mais uma apresentação e fecha a turnê no dia 28, em Joso (Ibaraki), na Cultura ao Cubo, uma escola de qualificações mantida pela Taiyo Corporation.

¨É nosso dever como empresários criar possibilidades de caminhos para as novas gerações¨, avalia Márcia. ¨Por isso investimos no conhecimento.¨

Currículo

Formado em Artes Cênicas, Warley chegou a participar do antigo CQC, da Band, mas descobriu a habilidade depois de ser convidado para participar de outro programa de tevê, o ¨Tá Certo?¨,
da TV Cultura.

O ator também já escreveu um livro, ¨Os segredos da Ventriloquia¨ (editora Lisbon International Press, lançado em março de 2022) e foi jurado da versão colombiana de ¨Canta Comigo¨, no Brasil, transmitido pela Rede Record.

Esta será a segunda vez de Warley em terras nipônicas para fazer o trabalho voluntário.

¨O que a gente percebeu é que até mesmo as crianças com dificuldade de socialização e mais introspectivas conseguem interagir com os bonecos¨, analisa Erika. ¨O importante é que
a mensagem chegue até o jovem¨, completa.

Teste vocacional e palestra

Descobrir a carreira ideal é quase sempre uma missão que desperta muita ansiedade.

Pensando nisso, no dia 28 de outubro, a Sabja levará uma psicóloga até a cidade de Joso (Ibaraki), na Cultura ao Cubo, para aplicar um teste vocacional nos jovens.

 

Warley terá agenda cheia no Japão (Bernardo Coelho/Divulgação)

 

Depois de responder ao questionário, eles terão a oportunidade de conversar individualmente e de forma sigilosa com a profissional para tirar as dúvidas.

¨Esse formato de atendimento foi uma forma de aproximar a psicóloga dos adolescentes, pois percebemos que a grande maioria segue fazendo as consultas no Sabja após a aplicação
do teste¨, detalha Erika.

Na sequência do teste, haverá a palestra com o ventríloquo.

A Taiyo Corporation é uma das empresas de recrutamento no Japão que se preocupa com o futuro dos brasileiros.

Além de promover a qualificação profissional, ela investe nos jovens e em campanhas educativas. ¨A Taiyo foi a primeira empresa para a qual eu trabalhei no Japão, de 1997 a 2002 e, desde aquela época, a empresa sempre se preocupou com a educação dos filhos dos imigrantes que vêm ao Japão¨, conta Erika.

Para Márcia, todo tipo de trabalho é digno e importante. ¨Mas os estrangeiros não podem descartar a opção de obter uma profissão e conquistar uma carreira aqui no Japão¨, enfatiza.

A escola de qualificação criada pela Taiyo Corporation, por exemplo, é aberta à toda comunidade brasileira e possui também aulas voltadas aos japoneses e imigrantes de outras nacionalidades, como o curso de inglês.

Originalmente, o projeto ganhou o nome de Cultura ao Cubo, mas a escola passa por uma reformulação e, em breve, passará a ser chamada de UP Skill.

 

SERVIÇO

Warley Santana no Japão

Local: Show na Embaixada do Brasil em Tóquio

Data: 27/10

Horário: das 16h às 17h

Informações: 050-6861-6400

E-mail nposabja@gmail.com

 

Palestra na Taiyo Corporation

Local: Ibaraki-ken, Joso-shi Suwa-machi Mitsukaido 3308-6

Data: 28/10

Horário: a partir das 13h30

Inscrições e informações: 050-6861-6400

E-mail nposabja@gmail.com

 

Teste Vocacional

Local: Ibaraki-ken, Joso-shi Suwa-machi Mitsukaido 3308-6

Data: 28/10

Inscrições e informações: 050-6861-6400

E-mail nposabja@gmail.com

 

 

*Com Ewerthon Tobace