Toyohashi, Toyokawa e Tokoname já divulgaram calendário

Alexandre Ezaki, Toyohashi (Aichi)

Com a suspensão do Estado de Emergência em 39 províncias nesta quinta-feira, 14, inclusive em Aichi e Gifu (veja aqui), a tendência é que a vida volte ao normal, inclusive nas escolas. Neste mesmo dia, algumas cidades da província de Aichi já divulgaram o calendário provisório de volta às aulas.

As secretarias municipais de Educação afirmam que o calendário é próprio de cada cidade e, ainda assim, cada escola definirá como ocorrerá o retorno dos estudantes.

Toyohashi

Em Toyohashi, o período de preparação para a reabertura das escolas vai de 18 a 22 de maio. Os estudantes irão 3 dias para a unidade de ensino, sempre na parte da manhã e por no máximo 3 horas.

Sapateira na entrada da sala de aula voltará a ser usada (Foto: Cris Ezaki)

Para reduzir o número de alunos presentes em sala de aula, eles serão divididos em dois grupos, que irão para a escola alternadamente: nos dias 18 e 20, grupo A; nos dias 19 e 21, grupo B; e no dia 22, os dois grupos.

De 25 de maio a 02 de junho, as aulas serão normais. Porém, os alunos continuarão divididos em dois grupos: nos dias 25 e 27, grupo A; nos dias 26 e 28, grupo B; e no dia 29, os dois grupos.

No período não será servida a merenda escolar. Nos dias 01 e 02 de junho, os alunos deverão levar comida própria (obento).

A partir de 01 de junho, os treinos do Bukatsu serão reiniciados.

E a partir de 03 de junho, as aulas voltam ao período normal e será servida a merenda.

Toyokawa

Em Toyokawa, no Hirao Shogakko, o processo começa dia 21 de maio, quando os alunos deverão ir para a escola junto com o grupo e no horário de costume. Importante anotar a temperatura do aluno e marcar no cartão de checagem, que será verificado na entrada da escola.

Neste dia levar cartão de checagem da saúde, cartão de planejamento da vida diária, caderno e pasta de recados, estojo, sapatilha de usar dentro da escola. Não precisa levar as tarefas entregues nos dias 7 e 8 de maio. E todos devem estar usando máscara.

De 25 até 2 de junho, serão três aulas por dia, por isso os alunos sairão às 11h30 e não será servida merenda. A merenda escolar começará a partir do dia 3, quando as aulas voltarão ao normal.

Cada escola define o esquema de retorno (Foto: Cris Ezaki)

No casos dos alunos que estão indo para a escola, por não ter com quem ficar em casa, isso será permitido até o dia 22.

Tokoname

Na cidade de Tokoname, o retorno parcial às aulas será de 21 a 31 de maio. No período, cada escola definirá critérios diferentes para reduzir a quantidade de alunos por sala.

O estudante terá que ir de 2 a 3 dias para a escola, onde permanecerá no máximo por 3 horas. Não será servida alimentação escolar.

A partir de 01 de junho as aulas voltarão ao normal, que devem durar até 7 de agosto. A merenda será servida a partir do dia 01 aos alunos do Chugakko, e do dia 03 para o Shogakko.

De 08 a 20 de agosto, os alunos terão as férias de verão. Com início das aulas a partir de 24 de agosto.

Cada cidade e cada escola têm o calendário próprio. Pais e responsáveis devem ficar atentos aos comunicados oficiais das secretarias de Educação.

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e música. Como profissional, considera-se um contador de histórias.