A medida vale para qualquer forma de exibição de preços de produtos e serviços

 

A partir de hoje, 1º de abril, uma nova lei entra em vigor no Japão: é obrigatória a apresentação do preço total dos bens e serviços, incluindo o imposto (shouhizei) sobre o consumo. O objetivo do governo é tornar mais fácil para o consumidor saber o valor exato do que está comprando.

Atualmente, o imposto é de 8% para alimentos (com exceção de comida servida em restaurantes) e de 10% para outros produtos e serviços em geral. Então, se o preço da unidade principal for 1.000 ienes para um produto ou serviço, o estabelecimento precisa exibir o valor de 1.100 ienes, que é o preço incluindo imposto.

Uma medida parecida, de caráter provisório, entrou em vigor no Japão em outubro de 2013, quando o imposto sobre consumo subiu de 5% para 8%. Mas essa lei tinha validade até 31 de março, sendo substituída pela nova legislação.

 

Lei entra em vigor hoje (Foto: Cris Ezaki)

 

Embora torne mais fácil para o consumidor entender o preço real a ser pago, algumas empresas temem que as vendas caiam devido à impressão de que o preço aumentou. Por isso, vão reduzir o valor final do produto para que, quando exibido com imposto, seja parecido com o preço anterior.Com e sem impostoMesmo antes da nova lei entrar em vigor, vários supermercados e lojas já exibiam etiquetas de preços com o imposto incluso. Porém, alguns estabelecimentos mostram apenas o valor sem imposto com a expressão “purasu zei” (mais imposto), o que causava confusão para os consumidores.

A partir de hoje, é permitido exibir os preços com imposto incluído e os preços sem imposto, mas o governo exige que a exibição do preço com imposto incluído não seja extremamente pequena.

Além disso, as etiquetas que mostram o preço sem imposto em tamanho maior e o valor com imposto incluso em tamanho menor, também são permitidas na nova legislação.

A nova lei vale para etiquetas, panfletos, cardápios de restaurantes, campanhas publicitárias, outdoors, sites e qualquer outra forma de exibição de preços de produtos e serviços.
Fonte: NHK