Vendas de veículos também diminuíram

Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)

A Toyota Motor Corp. informou nesta terça-feira, 12, que teve uma queda brusca nos lucros do trimestre janeiro-março. O lucro líquido foi de 63,1 bilhões de ienes (US $ 590 milhões), com uma queda de aproximadamente 80% em relação aos 459,5 bilhões de ienes no mesmo período do ano anterior.

O motivo seria a pandemia mundial do Coronavírus, que afetou as vendas de veículos e fez com que a produção de várias fábricas, tanto no Japão quanto em outros países, fosse paralisada. Seja por falta de peças, seja pela queda na demanda.

As vendas trimestrais de veículos caíram 8%, para 7,1 trilhões de ienes (US $ 66 bilhões), comparando-se aos 7,8 trilhões de ienes no ano anterior.

De acordo com o presidente Akio Toyoda, a empresa está enfrentando seu pior momento desde a crise financeira global de 2008, com a quebra do banco Lehman Brothers.

Vendas de veículos caíram 8% (Foto: Auto Deal)

Apesar disso, a Toyota registrou um lucro anual de quase 2,1 trilhões de ienes (US $ 19 bilhões) no ano fiscal encerrado em março. Que corresponde a uma melhoria de 1,8 trilhão de ienes acumulados no ano fiscal anterior.

Em coletiva de imprensa, o diretor de operações da empresa, Kon Kenta, disse que, apesar das circunstâncias variarem de região a região, as estimativas foram calculadas partindo do pressuposto de que as vendas atingiram seu ponto mais baixo em abril e que devem se recuperar entre o final deste ano e o início do ano que vem.

Retomada

Depois de mais de um mês paralisadas, as fábricas da Toyota nos Estados Unidos e na Europa estão retomando gradualmente a produção. E segundo comunicado da empresa, as vendas na China também aumentaram em ritmo mais rápido do que o esperado.

Lucro caiu cerca de 80% (Foto: Pinterest)

O total das vendas inclui também os veículos comercializados pelas subsidiárias da gigante japonesa, como a Daihatsu Motor Co. e a fabricante de caminhões Hino Motors Ltd.

Fontes: The Japan Times e Japan Today

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e música. Como profissional, considera-se um contador de histórias.