Dinheiro será usado no pacote econômico de emergência

 

O Gabinete do Japão aprovou nesta terça-feira, 17, um projeto de orçamento extra de 2,7 trilhões de ienes (US$ 21 bilhões) para o ano fiscal de 2022. O objetivo é tentar aliviar a preocupação da comunidade com o aumento dos preços de energia, alimentos e outros produtos, alguns por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Assim que for aprovado no Parlamento, o orçamento suplementar para o ano fiscal que começou em abril será usado para financiar parte de um pacote de ajuda de 6,2 trilhões de ienes compilado no final do mês passado.

Cerca de 1,5 trilhão de ienes do orçamento extra serão gastos para reabastecer os fundos de reserva que o governo está usando para implementar algumas das medidas do pacote de ajuda, como subsídios para os atacadistas de petróleo para reduzir os preços da gasolina no varejo e doações em dinheiro de 50.000 ienes por criança para famílias de baixa renda.

Mais de 1 trilhão de ienes serão usados para subsidiar valor do petróleo (Foto: Reprodução TV - NHK)

O governo disse que precisava recorrer aos fundos de reserva, que podem ser gastos sem a aprovação do Parlamento, para responder rapidamente ao forte aumento de preços.

Um orçamento recorde de 107,60 trilhões de ienes para o ano fiscal de 2022 inclui 5,5 trilhões de ienes em fundos de reserva para lidar com a pandemia do COVID-19 e outros propósitos de emergência.

Os 1,2 trilhão de ienes restantes do orçamento extra destinam-se a estender o atual programa de subsídios para os atacadistas de petróleo até o final de setembro.

Situação fiscal

Os preços dos combustíveis têm subido à medida que a economia global se recupera das consequências da pandemia do Coronavírus, mas o ritmo acelerou devido às preocupações com a oferta após a invasão da Ucrânia pela Rússia, no final de fevereiro.

Os preços de grãos como o trigo, dos quais a Rússia e a Ucrânia são os principais produtores, também subiram acentuadamente.

O Partido Liberal Democrata e o parceiro de coalizão Komeito pretendem iniciar um debate na Dieta sobre o projeto de orçamento extra em 25 de maio para promulgá-lo até o final deste mês. A atual sessão regular da Dieta termina em 15 de junho.

Gabinete espera aprovar orçamento até junho (Foto: Reprodução TV - NHK)

O orçamento suplementar será financiado inteiramente por novas emissões de títulos do governo, fazendo com que a saúde fiscal do país se deteriore ainda mais. O governo planeja emitir um total de 217,7 trilhões de ienes em títulos neste ano fiscal.

O saldo da dívida do governo japonês de longo prazo ficou em um recorde de 1.017,1 trilhões de ienes no final do ano fiscal de 2021.

Os partidos da oposição expressaram críticas sobre a adição de fundos maciços às reservas, que poderiam ser usados sem a aprovação do Parlamento. Eles alegam que a ação representaria uso político do dinheiro.

 

Fontes: Kyodo e NHK