Estão liberados passageiros de apenas 4 países

 

O governo do Japão divulgou nesta terça-feira, 17, que aceitará excursões de pequenos grupos, em áreas limitadas. Mas somente turistas de quatro países serão liberados: Estados Unidos, Austrália, Tailândia e Cingapura.

A medida servirá como um teste. Se tudo for como planejado, a partir de junho o governo planeja a recepção em grande escala de visitantes estrangeiros.

Durante essa fase, pequenos grupos farão pacotes turísticos fixos e limitados a áreas onde os governos das províncias concordaram em aceitá-los para que suas atividades pudessem ser gerenciadas.

O Japão fechou suas fronteiras para turistas estrangeiros desde o estágio inicial da pandemia do Coronavírus em 2020. Mas vem relaxando as restrições de viagem em fases desde março, aceitando empresários, estagiários técnicos e estudantes, à medida que a situação do COVID-19 melhorou.

Turistas de 4 países serão liberados (Foto: Reprodução TV - NHK)

O grande astro e youtuber número um do mundo, PewDiePie, se aproveitou desse relaxamento das restrições e mudou-se há alguns dias para o Japão.

Três vacinas

Apenas os visitantes que tiveram três doses das vacinas contra o COVID-19 poderão participar, de acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo.

A Agência de Turismo disse que o teste permitirá que o governo possa aprender como responder se um caso de COVID-19 for detectado, no caso de uma abertura total da fronteira.

O ministério do Turismo compilará diretrizes sobre medidas de controle de infecção para agências de viagens e meios de hospedagem.

Atualmente, 10.000 pessoas por dia podem entrar no Japão, mas o governo está considerando dobrar o limite para 20.000 em junho.

¨As viagens internacionais são extremamente importantes para as atividades econômicas e a revitalização regional¨, disse o ministro do Turismo, Tetsuo Saito, em entrevista coletiva.

Ministro Tetsuo Saito (Foto: Reprodução TV - NHK)

 

Em meio às restrições de viagem do COVID-19, o número de visitantes estrangeiros ao Japão em 2021 caiu 99,2% em relação ao ano pré-pandemia de 2019, para um recorde de 245.900. Em 2019, o Japão recebeu 31,9 milhões de visitantes estrangeiros, que gastaram ¥4,81 trilhões.

O primeiro-ministro Fumio Kishida disse no início deste mês, durante um discurso em Londres, que alinharia os controles de fronteira do Japão com outros países ricos em junho, mas nenhum detalhe adicional foi dado, incluindo quando o país abrirá totalmente suas fronteiras para turistas novamente.

Fontes: Kyodo e NHK