Palestrantes deram dicas de economia e de investimentos

ALEXANDRE EZAKI, DE TOYOKAWA (AICHI)

Na noite de sábado, 15, dezesseis pessoas participaram da segunda rodada do ¨Seminário de Finanças¨, realizado na MAC Toyokawa (Aichi). No sábado anterior, 8, o palestrante Eduardo Yamassaki, 43, focou mais na teoria, com ensinamentos e dicas para quitar as dívidas.

Já na segunda etapa, além de Eduardo, outro palestrante da noite foi Kelvin Lima, 32 anos. Há 3 anos no Japão, ele ministrou sobre os impostos federal, municipal e provincial, destacando todas as deduções legais que o contribuinte pode fazer.

¨Vale lembrar que, tanto no imposto de renda quanto nos impostos estadual e municipal, as crianças até completarem 16 anos ficam registradas como dependentes, mas não geram deduções¨, explicou.

Outro assunto abordado por ele e que sempre gera dúvidas foi sobre o valor mínimo do salário que a esposa pode receber para continuar como dependente do marido. Kelvin tomou como base a prefeitura de Toyokawa.

Kelvin falou sobre imposto e dedução (Foto: Alexandre Ezaki)

Lá, ele diz que a informação que passam é de que o valor seria de Y 1.030.000 por ano, equivalente a um salário mensal de aproximadamente 85 mil ienes. ¨Mas até 969 mil ienes anual a esposa fica 100% dependente. De 970 mil a 1.030.000 tem um valor mínimo de tributação¨, afirmou. ¨E de 1.030.000 até 1.100.000 ienes, ela deixa de ser dependente, mas ainda pode permanecer no seguro de saúde do marido¨, completou.

Como são informações pouco divulgadas e que podem gerar dúvidas, o palestrante sugeriu aos participantes consultarem os órgãos responsáveis.

Vale a pena?

Kelvin apresentou um estudo que levantou uma questão que provoca discussão: vale a pena a mulher trabalhar fora, ganhando um salário acima do limite de dependência?

Casais fizeram junto o orçamento de orientação (Foto: Alexandre Ezaki)

Como exemplo foi tomada uma família formada por marido, esposa e filho menor de 16 anos. No primeiro caso, salário de 300 mil ienes mensal do marido e 80 mil da esposa, que continua como dependente, a renda líquida mensal, feitas todas as deduções, gira em torno de 313 mil. E no segundo caso, salário igual do marido mais 150 mil ienes mensal da esposa, que com esse valor deixa de ser dependente. Feitas todas as deduções, a renda líquida mensal seria de 338 mil ienes, uma diferença de apenas 25 mil ienes.

Mas a diferença na tributação é de aproximadamente 700 mil ienes. Ele deixou um conselho aos casais: ¨O casal deve sentar junto, conversar e colocar na ponta da caneta se vale a pena a mulher trabalhar fora e sair da dependência do marido¨, disse Kelvin.

Orçamento de orientação

Já Eduardo deu mais dicas para economizar e pagar as dívidas. Primeiro, explicou uma planilha com os planos das várias operadoras de telefonia celular no Japão. mostrando a diferença dos valores cobrados.

Em seguida, na parte prática, ajudou os presentes no preenchimento de um orçamento de orientação. Para cada setor, o plano prevê uma porcentagem máxima de gastos, como por exemplo o aluguel, que pode consumir até 20% da renda.

Participantes do Seminário (Foto: Alexandre Ezaki)

Finalizando o Seminário, Eduardo deu algumas orientações de investimento, como ações, fundos imobiliários, Tesouro Direto e previdência privada complementar. ¨Depois de organizar a finança e pagar a dívida, poupar é imprescindível¨, encerrou.

Confira abaixo mais imagens do Seminário.