No entanto, quase 80% da população defende adiamento dos Jogos

 

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse neste sábado, 17, que as Olimpíadas darão esperança à humanidade na batalha contra o Coronavírus. Ela comparou o evento esportivo com os Jogos de Antuérpia, em 1920, que foram realizados após duas grandes catástrofes.

“Há um século, os Jogos Olímpicos foram realizados em Antuérpia, na Bélgica, enquanto o mundo estava saindo de dois grandes eventos, ​​em que milhões de pessoas morreram: a Primeira Guerra Mundial e a Gripe Espanhola¨, lembrou a governadora.

 

Olimpíadas devem renovar esperança das pessoas (Foto: Divulgação)

 

Como o primeiro evento esportivo global a ser realizado após essas duas catástrofes, os Jogos de Antuérpia trouxeram esperança para muitas pessoas. ¨Esperamos que as Olimpíadas de Tóquio enviem a mesma mensagem, restaurando a esperança das pessoas¨, afirmou Koike.

Ambiente seguro

Tóquio estará hospedando os Jogos de 23 de julho a 8 de agosto, após terem sido adiados por um ano, devido à pandemia do Covid-19, que já matou mais de 3,1 milhões de pessoas em todo o mundo.

Enquanto o Japão está no meio de uma quarta onda de infecções por Coronavírus, como alertaram vários especialistas em saúde, Koike disse que não poderia estabelecer uma condição para permitir que apenas atletas vacinados competissem. “A forma como a vacina é tratada, difere entre um país e outro. Portanto, não se pode presumir que a vacinação será necessária”, esclareceu.

Ela pede que os atletas realizem testes regulares e se cuidem. “Podemos nos beneficiar das experiências de muitos torneios internacionais que foram organizados recentemente. Como foram experiências de sucesso, acredito que podemos realizar os Jogos Olímpicos em um ambiente seguro”, defendeu a governadora.

População está contra

No entanto, essa confiança da governadora de Tóquio não corresponde à opinião de quase 80% da população japonesa. Segundo pesquisa divulgada pela agência de notícias Kyodo, no domingo, 10, a maioria defende que os Jogos sejam cancelados ou adiados mais uma vez.
Yuriko Koike durante pronunciamento (Foto: Reprodução TV)
Por causa dos riscos, a pesquisa foi feita por telefone,  no momento em que o Japão enfrenta uma nova onda de infecções do Coronavírus, que aumenta a pressão sobre o sistema médico do país e força o governo a decretar quase Estado de Emergência em 10 províncias.
Entre os entrevistados pela pesquisa, 35,3% pediram o cancelamento dos Jogos, enquanto 44% se disseram favoráveis a um novo adiamento, algo que é rechaçado pelos organizadores e pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach.
Fonte: Kyodo e Japan Today