Também teve workshop e roda de samba

 

Cerca de 80 capoeiristas de todo o Japão participaram da Troca de Graduação do Grupo Memória Capoeira, realizada dia 2 de julho no Ottowa Bunka Hall, em Toyokawa (Aichi).

 

Troca de cordas significa subir um grau (Foto: Cristiane Ezaki)

 

Mas as atividades começaram logo pela manhã. Das 10h às 12h, o professor Cassiano Kenji Katayama realizou um treinamento com os alunos.

O grupo Memória foi criado em 1985, no interior de São Paulo, nas cidades de Ilha Solteira e Pereira Barreto, pelos fundadores mestre Aranha e mestre Vavá. O primeiro nome foi Grupo Memória Brasileira, que mudou tempos depois.

No Japão, o Memória é liderado pelo contramestre Robô e pela esposa dele, a contramestra Pekena.

Robô começou praticar capoeira em 1990 e em 2003 desembarcou no Japão. Mas foi em 3 de junho de 2007 que ele fundou o Grupo Memória Capoeira no país.

¨A Troca de Graduação é quando o capoeirista alcança mais um degrau¨, explica Robô.

A base de instrutor, contramestre e mestre é igual na maioria dos grupos. Mas o mesmo não acontece com a graduação, que varia. 

O contramestre esclarece: ¨No Memória Capoeira usamos as cores continentais para definir a graduação. As cores crua, verde, amarelo, azul, preto e vermelho vão se mesclando até o último nível¨.

O evento contou com o apoio do Gaijin News e do Top Japão.

 

 

Formandos receberam certificado (Foto: Cris Ezaki)

 

O evento começou com a roda de Angola, seguiu com várias rodas de capoeira e a troca de cordas.

Depois teve a apresentação do Maculelê, uma manifestação cultural brasileira, e encerrou com o samba de roda tradicional da Bahia.