Japão lança aplicativo de certificado de vacina

Japão lança aplicativo de certificado de vacina

Recurso poderá ser usado em viagens internacionais

 

O governo japonês lançou nesta segunda-feira, 20, um aplicativo para smartphone que permite que as pessoas exibam um comprovante de vacinação que pode ser usado para diversos fins, incluindo procedimentos de imigração.

O recurso, disponível para smartphones Android e IPhone, foi batizado de Aplicativo de Certificado de Vacinação COVID-19. Ele exibe informações como o número de doses que o usuário recebeu, as datas da inoculação e o fabricante da vacina.

Os governos municipais têm emitido certificados de vacinas em papel, mas o aplicativo torna mais fácil para as pessoas obterem a certificação por meio do sistema de identificação nacional “My Number”, desde que tenham solicitado o cartão.

 

Cartão do My Number deve ser pedido separadamente (Foto: Practical Japan)

 

Embora todos os cidadãos do Japão tenham recebido números de identificação de 12 dígitos, os cartões devem ser solicitados separadamente.

Ao escanear seu cartão My Number com um smartphone, a pessoa podem obter informações no aplicativo sobre seu status de vacinação no Vaccination Record System, um sistema em nuvem criado pelo governo e usado por municípios para gerenciar dados sobre o status de vacinação dos residentes.

Para uso em viagens internacionais, os usuários precisam inserir dados adicionais do passaporte. As instruções do aplicativo são fornecidas apenas em japonês.

 

Reduzir riscos

 

Além de usar os certificados digitais para inspeções de quarentena nos países de destino, a Agência Digital do Japão, órgão responsável pelo aplicativo, também está considerando o uso doméstico em um programa projetado para afrouxar as restrições relacionadas ao COVID sobre os vacinados.

O aplicativo “deve ser usado para reduzir os riscos de infecção na vida diária, bem como nas atividades econômicas e sociais”, disse o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, em entrevista coletiva na segunda-feira.

Em novembro, o governo delineou um “pacote de vacinas e testes” com o objetivo de flexibilizar as restrições para pessoas com prova de vacinação ou testes negativos de COVID-19, mesmo quando o país está em Estado de Emergência.

 

Print da tela da loja de aplicativos da Apple (Foto: Cris Ezaki)

 

Segundo o plano, os locais de eventos de grande escala serão capazes de acomodar uma multidão completa, enquanto não haverá limite para o número de pessoas nos restaurantes, mesmo em caso de Emergência, desde que as pessoas tenham sido vacinadas ou tenham resultado negativo no teste de COVID.

As pessoas que moram em municípios que não dão consentimento para o uso de dados no sistema VRS não são elegíveis para o serviço de certificado digital. A relação dos municípios cujos residentes podem usar o serviço está disponível no site da Agência Digital.

No entanto, o órgão alertou que alguns dados cadastrais de vacinação podem estar incorretos e pede que os usuários busquem as correções necessárias em seus municípios.

Cerca de 78% da população japonesa recebeu pelo menos duas doses de vacinas contra o COVID-19. O governo começou a administrar vacinas de reforço a profissionais de saúde no início deste mês em meio a uma preocupação crescente com a variante Ômicron.

 

 

 

 

Fonte: Kyodo

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Alexandre Ezaki

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. É youtuber e fã de cultura pop. Como profissional, considera-se um contador de histórias reais.

CANAIS DO WHATSAPP

GAIJIN NEWS

Tradutor
error

Gostou do Gaijin News?Compartilhe!