Time é dirigido pelo espanhol Ricardo Rodríguez

 

O Urawa Reds, dirigido por Ricardo Rodríguez, é o campeão da 101ª Copa do Imperador do Japão. O título foi conquistado neste domingo, 19, no Estádio Nacional de Tóquio, ao vencer por 2 a 1, o Oita Trinita. É a primeira vez que um técnico espanhol levanta a taça do torneio.

O gol do título aconteceu nos acréscimos e foi marcado por Tomoaki Makino. O zagueiro entrou aos 83 minutos de partida e marcou de cabeça, no terceiro minuto da prorrogação.

 

Makino entrou durante a partida para ser autor do gol do título (Foto: NHK)

 

Os Reds tomaram a iniciativa desde o início e, aos 6 minutos do primeiro tempo, Ataru Esaka fez o primeiro gol. No segundo tempo, o Trinita reforçou a ofensiva e, aos 45 minutos, Pereira cabeceou completando um passe certeiro de Hokuto Shimoda, fazendo o gol de empate.

O jogo foi para a prorrogação. E logo aos três minutos, Makino completou de cabeça um forte chute de Kai Shibato e marcou o gol do título. Depois foi só administrar a posse de bola.
Técnico do ano
Makino, cuja saída do Reds foi anunciada no mês passado, desviou os elogios ao goleiro Shusaku Nishikawa, que o encorajou após a equipe sofrer o gol. ¨Depois do empate, Nishikawa disse: Maki, vá roubar o show no final¨, destacou o autor do gol do título.
Torcida comemora o campeonato (Foto: Reprodução TV)
Com a vitória, o Urawa conquistou sua quarta Copa do Imperador da era J-League e encerrou um primeiro ano memorável no comando do espanhol Ricardo Rodríguez, o técnico do ano da J1, a primeira divisão do futebol do Japão.
É o primeiro ano do técnico à frente do time, que chegou ao Reds depois de ajudar o Tokushima Vortis a conquistar a J2, que seria a segunda divisão do campeonato japonês, e subir para a J1.
¨Estou muito grato a todos os torcedores do Urawa e, claro, a todos os jogadores. É incrível conseguir essa vitória diante de tantos torcedores. Foi uma partida realmente difícil¨, agradeceu o técnico Rodríguez.
Rodríguez e Makino comemoram o título (Foto: NHK)
Após as semifinais, a final foi realizada sem limite máximo de espectadores e recebeu a presença de 57.785 pessoas. O limite havia sido imposto quando aumentaram os casos de Coronavírus no país.
Com o título, o Urawa Reds garantiu seu retorno à Liga dos Campeões da Ásia depois de vencer o torneio em 2017 e terminar como vice-campeão dois anos depois.
Fontes: NHK e Kyodo