Dose de reforço avança no país

 

O governo do Japão anunciou que nesta semana começará a enviar vacinas contra o Coronavírus para municípios e instalações médicas, para serem aplicadas nas crianças entre 5 e 11 anos de idade.

E hoje, segunda-feira, 21, as vacinas para essa faixa etária serão oficialmente incluídas no Programa de Vacinação Pública.

A previsão é que sejam entregues cerca de 12 milhões de doses da vacina contra o COVID-19 até o mês de maio. Em algumas regiões, as inoculações devem começar já neste mês.

Para crianças nessa faixa etária, a vacina conterá um terço da dose para pessoas com 12 anos ou mais. As crianças receberão duas aplicações, com um período de três semanas entre elas.

As crianças de 5 a 11 anos não precisam ser vacinadas contra o Coronavírus, pois segundo o governo, ainda não há dados suficientes para comprovar sua eficácia contra a variante Ômicron. Por isso, o consentimento dos pais será necessário.

O Ministério da Saúde pede aos pais que conversem com os filhos, bem como que consultem seus médicos antes de tomar uma decisão.

 

Entre 5 e 11 anos, precisa autorização dos pais (Foto: Towfiqu barbhuiya on Unsplash)

No entanto, o Ministério orienta que as crianças com problemas respiratórios e outros problemas de saúde subjacentes sejam vacinadas, pois têm um risco maior de desenvolver sintomas graves de COVID-19.

Não haverá vacinação em massa nas escolas. As crianças serão inoculadas em postos de vacinação ou em clínicas, de forma individual.

Vacinação avança

 

A vacinação com a dose de reforço avança no país. O número de terceiras doses da vacina contra o Coronavírus administradas por dia, ultrapassou 750.000 no Japão.

O site da Agência Digital mostra que 12.601.114, ou 35,2% das pessoas com 65 anos ou mais receberam a terceira dose até sábado, 19.

O governo encurtou o intervalo entre a segunda dose e a de reforço de 8 meses para 6 meses, em fases a partir de dezembro, e pretende atingir 1 milhão de aplicações por dia.

Na quinta-feira, 17, 16.009.146 pessoas, ou 12,6% da população, haviam recebido suas doses de reforço. O número representa 42,7% das 37,52 milhões de pessoas que são elegíveis para receber a terceira vacina.

Por províncias, Saga teve a maior porcentagem da população que recebeu doses de reforço, com 18,3%, seguida por Okayama com 17,3% e Yamaguchi com 17%. Na outra ponta da tabela, Akita foi a mais baixa, com 8,5%, seguido por Kanagawa com 9,7% e Niigata com 9,8%.

 

Fonte: NHK