No próximo domingo deverão ser atendidas, gratuitamente, mais 150 pessoas

ALEXANDRE EZAKI, DE TOYOHASHI (AICHI)

Domingo passado, 2, mais de 100 pessoas foram atendidas na Declaração do Imposto de Renda realizada em Toyohashi (Aichi). Seriam 150 pessoas, mas dez brasileiros e cinco filipinos não compareceram e nem avisaram a organização.

Isso sempre aconteceu, mas a partir de agora essas pessoas serão penalizadas. ¨Quem não veio e nem avisou, entrará numa lista negra. Pelo menos no ano que vem elas não serão atendidas por nossa equipe¨, explica Guida Suzuki, presidente da Associação Brasileira de Toyohashi (NPO-ABT). ¨Não compareceram e ainda tiraram a vaga das pessoas que estavam na fila de espera¨, completa.

Aqueles que não faltaram, saíram satisfeitos com o atendimento. Francilene Nishihiro mora em Toyohashi e aproveitou para fazer a declaração de cinco anos. ¨Tenho despesa médica mensal alta e fiz a declaração referente a isso. Deu tudo certo¨, comemora.

Outro morador de Toyohashi, Marcolino Emerson Eiji, 42 anos, também foi atendido. ¨Eu não faço a declaração pela empreiteira, prefiro vir aqui pessoalmente. Acho melhor¨, afirma.

Eiji com a família (Foto: Alexandre Ezaki)

Equipe

O atendimento gratuito é feito em quatro línguas: português, espanhol, inglês e tagalog. São 14 contadores, 16 tradutores e mais o pessoal de apoio. ¨Nossa equipe se esforçou para fazer o melhor¨, garante Guida.

O serviço é uma realização da prefeitura de Toyohashi, com organização da Associação Internacional e apoio da Associação de Contadores da Região Tokai (Filial Toyohashi), da ABT e da TFA Associação Filipina de Toyohashi.

Atendimento foi tranquilo (Foto: Alexandre Ezaki)