Neste ano, data é celebrada um dia antes do normal

 

Setsubun (節分) é o festival realizado anualmente para espantar os maus espíritos. Significa literalmente  “separar uma estação da outra”, uma forma de se despedir do inverno e comemorar o início da primavera (Risshun). Durante a comemoração, segue-se um ritual especial chamado Mamemaki (jogar grãos de soja).

O ritual é conduzido pelo Toshiotoko (alguém da família que tenha o signo chinês correspondente ao ano vigente) , ou então pelo chefe da família. Outro pessoa é escolhida para desempenhar o papel de Oni (ogro ou demônio), que vestindo uma máscara característica, joga grãos de soja torrados, para fora da residência.

Ao mesmo tempo, os outros participantes da cerimônia cantam repetidamente “Oni wa soto! Fuku wa uchi¨, que significa em tradução livre, ¨Demônio e má sorte para fora! Sorte na casa¨.

 

Canto durante o ritual (Foto: Japan Lover)

 

Os japoneses acreditam que os grãos de soja são um símbolo para purificar a casa e expulsar todos os maus espíritos. Outra superstição nesse dia é que a pessoa coma a quantidade de grãos de soja torrada correspondente à idade. Assim, se ela tem 15 anos, deve comer 15 grãos após o Mamemaki.

Além dos grãos, as pessoas comem um sushi especial chamado Ehoomaki. Ele não pode ser fatiado, pois cortar significa rupturas, separação e com isso pode-se cortar a sorte.

Origem

A origem do Setsubun está na cerimônia chamada Tsuina ou Oniyarai, que era realizada no final de inverno, na casa do imperador do período Heian (794 a 1185). É comum ver duas figuras representativas no ritual, o Oni e uma mulher. Segundo uma antiga lenda, uma velha senhora tenta roubar alguma coisa de um velho. Porém a figura do velho era um disfarce do Oni (demônio), que tem o poder de se disfarçar de ser humano.

 

Máscara, grãos de soja e Ehoomaki (Foto: Japan Web Magazine)

 

Quando o velho viu o roubo, acabou revelando sua verdadeira natureza. Com o susto, a mulher pegou a primeira coisa que viu pela frente, os grãos de soja, e os atirou no Oni. Foi assim que surgiu o Mamemaki, ou seja, jogar grãos de soja para expulsar o demônio, o mal e a má sorte.

Calendário

Há vários anos, o Setsubun vinha sendo celebrado em 3 de fevereiro, o que levou muitos japoneses a pensarem que fosse comemorado exatamente nesse dia. Porém, neste ano será antes, hoje, terça-feira, 2 de fevereiro. Mas por que?

No calendário tradicional japonês, baseado em fontes chinesas, o ano é dividido em 24 sekki . O primeiro deles é Risshun (o início da primavera), que geralmente começa em 4 de fevereiro. Como o início do ano, esta é uma data importante e Setsubun é definida como o dia anterior.

No entanto, o Observatório Astronômico Nacional do Japão, que calcula o momento em que Risshun começa, informou que em 2021 será às 11h59 da noite de 3 de fevereiro. Assim, Setsubun será em 2 de fevereiro.

 

Um dos festivais Setsubun no Japão (Foto: Nippon News)

 

A variação vem da diferença entre os 365,242189 dias do ano solar e os 365 dias do ano do calendário. Apesar do efeito corretivo dos anos bissextos, uma pequena diferença permanece. É por isso que Risshun às vezes começa em 3 ou 5 de fevereiro, o que significa que a data de Setsubun também muda.

A última vez que Setsubun não foi em 3 de fevereiro, foi em 1984, quando caiu em 4 de fevereiro. É preciso voltar a 1897 para descobrir a última vez que foi em 2 de fevereiro. Pode parecer uma ocorrência rara, mas a partir deste ano, Setsubun será em 2 de fevereiro a cada quatro anos por algumas décadas.

 

Fonte: Wikipédia