Entrega do formulário poderá ser feita pela internet ou por escrito

Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)

O governo do Japão vai realizar o Censo Populacional 2020. A pesquisa acontece a cada cinco anos e é considerada a mais importante em termos estatísticos, uma vez que os dados são utilizados para embasar as políticas voltadas à população.

Todos os moradores do país, independente da nacionalidade, são obrigados a responder o questionário. O governo esclarece que as respostas serão utilizadas somente para levantamento de dados e não para fins de investigação do Departamento de Polícia ou da Imigração.

Response Request Leaflet for Foreign Nationals Living in Japan
Informativo do Censo (Foto: Divulgação)

Pela internet

Algumas datas podem variar dependendo da região, mas no geral o Censo Populacional seguirá um cronograma estabelecido pelo governo.

O formulario deverá começar a ser distribuído nesta segunda-feira, 14. Mas em algumas cidades, como Toyokawa (Aichi), a entrega começou semana passada.

Os funcionários do governo visitarão todas as residências. Eles deverão portar uma identidade e uma braçadeira de identificação.

Envelope que contém o formulário (Foto: Divulgação)

A resposta pela internet poderá ser feita por computador, tablet ou smartphone, de 14 de setembro até 7 de outubro.

Quando o formulário de pesquisa for entregue, acesse o site de resposta e preencha os dados seguindo a orientação da tela. Será necessário inserir o ¨Login ID¨ e o ¨Acess Key¨, impressos na ¨Guia de Resposta pela Internet¨ que está dentro do envelope da pesquisa.

Pela internet, o usuário poderá responder nas seguintes línguas: português, espanhol, japonês, inglês, chinês (tradicional ou simplificado), coreano e vietnamita.

Se o morador entregar a resposta e houver alguma mudança nos dados, como por exemplo o nascimento de mais uma pessoa, o usuário deve fazer o login, usando o ¨Login ID¨ e a senha utilizadas, para fazer a alteração.

Quem responder pela internet não precisa também responder a ficha por escrito, que deverá ser descartada.

Pelo formulário


Quem não quiser ou não puder responder a pesquisa pela internet, pode fazê-lo usando a ficha de pesquisa de papel distribuída pelo governo.

Para o preenchimento, o morador pode usar como base a ¨Tradução de Como Preencher o Formulário¨, disponível no site oficial.

Modelo do formulário (Foto: Divulgação)

Depois de preenchido, o formulário deve ser colocado no envelope de resposta entregue pelo recenseador e, sem colar o selo, depositar na caixa de coleta de correio até o dia 7 de outubro.

Atendimento pelo telefone

Se não houver resposta do formulário até 7 de outubro, um agente do Censo voltará à residência para verificar o motivo.

Caso o morador tenha alguma dúvida, ou até mesmo não recebeu o formulário de pesquisa, deve entrar em contato com a Central de Atendimento do Censo Populacional, pelo telefone 0570-07-2020.

Esse número poderá ser utilizado de 7 de setembro até 31 de outubro, das 8h às 19h. A operadora atenderá em japonês, mas basta solicitar o atendimento numa das línguas disponíveis citadas acima.

Assista abaixo ao vídeo divulgado pelo governo japonês.

https://youtube.com/watch?v=K_JUpJANF3s

Fonte: Portal Geral do Censo 2020

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e músicas. Como profissional, considera-se um contador de histórias.