¨Drive My Car¨ foi indicado em quatro categorias

 

O longa japonês ¨Drive My Car¨ fez história como o primeiro filme do país a ser indicado para Melhor Filme no Oscar 2022. Além de concorrer como Melhor Filme, foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro.

O diretor Ryûsuke Hamaguchi também foi indicado tanto a Melhor Direção, quanto a Melhor Roteiro Adaptado, em parceria com o roteirista Oe Takamasa.

A última vez que um japonês foi indicado a melhor diretor foi há 36 anos, quando Akira Kurosawa recebeu a indicação por ¨Ran¨.

A lista total foi anunciada nesta terça-feira, 9, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. Outros destaques ficam por conta de ¨Ataque dos Cães¨, indicado em 12 categorias, e ¨Duna¨, indicado em 10.

 

O protagonista Hidetoshi Nishijima (Foto: Reprodução TV - NHK)

 

A mídia americana destaca que ¨Drive My Car¨ deveria ser indicado para Longa-Metragem Internacional, mas surpreendentemente obteve indicações nas principais categorias também. Caso seja vencedor, ele seria o segundo filme não inglês a ganhar o prêmio de Melhor Filme, após o sul-coreano ¨Parasita¨, de 2019, dirigido por Bong Joon Ho.

Aclamado mundo afora, o filme já ganhou vários prêmios, incluindo o de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Cannes do ano passado e o Globo de Ouro de Melhor Filme na categoria de língua não inglesa, mês passado.

História

Baseado em um conto do autor japonês Murakami Haruki, o longa de três horas de duração conta a história de um ator e diretor de teatro que enfrenta a dor da perda da esposa e encontra consolo em uma motorista.

 

O diretor Ryûsuke Hamaguchi (Foto: Reprodução TV - NHK)

 

Reika Kirishima, 49, que interpreta a esposa do protagonista do filme, interpretado por Hidetoshi Nishijima, 50, disse estar ¨cheia de gratidão e felicidade¨ pelo filme ser apreciado além do Japão.

Em uma coletiva de imprensa, o secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, principal porta-voz do governo do Japão, chamou as indicações ao Oscar de ¨feito esplêndido¨Observando que o governo apoiou a produção de ¨Drive My Car¨ e sua promoção no exterior, Matsuno afirmou: ¨O governo reforçará os esforços de promoção de filmes para ajudar a torná-los mais atraentes¨.

Indicados

Entre as expectativas que se confirmaram, Jane Campion se tornou a primeira mulher a ser indicada duas vezes ao Oscar de Melhor Direção, por ¨O Piano¨ e agora por ¨Ataque dos Cães¨. Kristen Stewart foi contemplada por seu trabalho em ¨Spencer¨, deixando Lady Gaga, uma das estrelas de ¨Casa Gucci¨, de fora.

A cerimônia de premiação acontece em Los Angeles, dia 27 de março. Veja a lista dos indicados em algumas das principais categorias.

 

Anúncio dos indicados (Foto: Reprodução TV - NHK)

 

Melhor Filme

Belfast
Ataque dos Cães
Amor, Sublime Amor
Duna
Licorice Pizza
King Richard
No Ritmo do Coração
Não Olhe Para Cima
Drive My Car
O Beco do Pesadelo

Melhor Direção

Jane Campion – Ataque dos Cães
Ryûsuke Hamaguchi – Drive My Car
Kenneth Branagh – Belfast
Paul Thomas Anderson – Licorice Pizza
Steven Spielberg – Amor, Sublime Amor

Melhor Atriz

Nicole Kidman – Apresentando os Ricardos
Olivia Colman – A Filha Perdida
Penélope Cruz – Mães Paralelas
Kristen Stewart – Spencer
Jessica Chastain – The Eyes of Tammy Faye

Melhor Ator

Will Smith – King Richard: Criando Campeãs
Benedict Cumberbatch – Ataque dos Cães
Andrew Garfield – tick, tick … Boom!
Denzel Washington – The Tragedy of Macbeth
Javier Bardem – Apresentando os Ricardos

 

Fontes: NHK, Kyodo e Cinema com Rapadura