Kochi foi adicionada à lista

 

O primeiro-ministro Fumio Kishida oficializou nesta quinta-feira, 10, a prorrogação do Estado de Quase Emergência para Tóquio e outras 12 províncias, uma vez que a variante Ômicron do Coronavírus continua se espalhando pelo Japão.

As Medidas Especiais de Pré-Emergência (nome oficial) terminaria neste final de semana nessas províncias, mas foram prorrogadas até 6 de março em Tóquio, Aichi, Mie, Gifu, Kanagawa, Chiba, Saitama, Gunma, Niigata, Kagawa, Nagasaki, Kumamoto e Miyazaki.

O governo também decidiu adicionar a província de Kochi, no oeste do Japão, a partir de sábado até 6 de março, à lista de Quase Emergência. Isto significa que a medida estará em vigor em 36 das 47 províncias do país.

Não há uma posição governamental se a medida para as outras 22 áreas terminará no final deste mês ou será estendida.

 

Kishida anuncia a prorrogação (Foto: Reprodução TV - NHK)

 

A extensão é baseada em pedidos dos governos das províncias. Sob a Quase Emergência, os governadores podem pedir a restaurantes e bares que reduzam o horário de funcionamento e interrompam ou limitem o serviço de bebidas alcoólicas. Eles também podem solicitar que as pessoas se abstenham de viagens não essenciais entre as prefeituras.

Fumio Kishida anunciou sua decisão formal sobre as restrições em uma reunião da força-tarefa do governo, depois que um painel de médicos e outros especialistas endossou o plano.

¨Precisamos continuar com nossos esforços para reduzir a carga sobre o sistema de saúde¨, disse o ministro da Revitalização Econômica, Daishiro Yamagiwa, responsável pela resposta do governo à COVID-19. ¨Nosso foco com a medida deve ser evitar a paralisação das atividades sociais e econômicas¨, acrescentou.

Novos leitos

Tóquio registrou 18.891 novos casos confirmados nesta quinta-feira, uma queda de 1.788 em relação à semana anterior, marcando o segundo dia consecutivo de declínio semana a semana.

 

País vai ampliar número de leitos (Foto: Reprodução TV - NHK)

 

Kishida disse que o aumento de novos casos está ¨claramente desacelerando¨, mas especialistas em saúde dizem que a última onda de infecções ainda não atingiu o pico, complicando os esforços do governo para conter a propagação do vírus e manter a economia funcionando ao mesmo tempo.

O governo planeja criar instalações médicas temporárias para adicionar 1.000 leitos combinados em Tóquio e Osaka e ajudá-los a garantir a equipe médica.

Kishida está tentando acelerar a vacinação, estabelecendo uma meta diária de 1 milhão de doses de reforço até o final de fevereiro. Parlamentares da oposição criticaram o governo por ser lento na aplicação da dose de reforço.

Calendário

Com as mudanças anunciadas pelo primeiro-ministro Fumio Kishida, este é o calendário oficial do Estado de Quase Emergência.

 

Prorrogação valerá para 13 províncias (Arte: NHK)

 

Até 6 de março: Tóquio, Kochi, Gunma, Saitama, Chiba, Kanagawa, Niigata, Gifu, Aichi, Mie, Kagawa, Nagasaki, Kumamoto e Miyazaki

Até 20 de fevereiro: Hiroshima, Kagoshima, Yamaguchi, Okinawa, Hokkaido, Aomori, Yamagata, Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Ishikawa, Nagano, Shizuoka, Quioto, Osaka, Hyogo, Shimane, Okayama, Fukuoka, Saga e Oita
Até 27 de fevereiro: Wakayama
Fontes: Kyodo e NHK