Governo estuda ampliar o prazo em 13 províncias

 

Na manhã de terça-feira, 8, os governadores das províncias de Aichi, Mie e Gifu solicitaram formalmente ao governo central a prorrogação do Estado de Quase Emergência instalado para tentar conter o avanço do Coronavírus e da variante Ômicron.

Nas três províncias, a Quase Emergência deverá terminar em 13 de fevereiro. Mas em teleconferência entre os 3 governadores da região Tokai, na segunda-feira, 7, eles concordaram em pedir a prorrogação por mais 3 semanas.

 

                       Governadores em teleconferência (Foto: Reprodução TV - Nagoya TV)

 

¨Tenho dito que as três principais áreas metropolitanas deveriam emitir uma declaração de emergência e, enquanto isso, prosseguir com a vacinação¨, defendeu o governador de Aichi, Hideaki Omura.

Na semana passada, a província de Aichi registrou em três dias mais de 6 mil novos casos de Coronavírus, somando 39.222 em 7 dias, até a segunda-feira, 7.

Outras regiões

Se as solicitações forem aceitas, os bares e restaurantes que servem bebidas alcoólicas continuarão com o horário de expediente reduzido nas 3 províncias.

O primeiro-ministro Fumio Kishida deverá decidir sobre essa extensão do período até a próxima quinta-feira, 10, já que outras províncias do país também fizeram a mesma solicitação.

 

Governador de Aichi durante o encontro virtual (Foto: Reprodução TV - Nagoya TV)

 

¨Planejamos tomar as decisões necessárias dentro do prazo para cada província, com base no status de infecção de cada região e no grau de pressão médica¨, explicou o Secretário Chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno.
Fontes: NHK e Nagoya TV