Medida seria para evitar a disseminação do Coronavírus

Alexandre Ezaki, Tóquio

O governo do Japão pretende pedir às empresas que estendam o feriado de Ano Novo, que normalmente é de uma semana, para o dobro, ou seja, duas semanas de folga. A medida seria para diminuir o risco de disseminação do Coronavírus.

Segundo a agência Kyodo, o plano anunciado por Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela resposta do governo ao Covid-19, sugere que as empresas voltem ao trabalho em 12 de janeiro, e não no dia 4, como está previsto.

Ministro propõe aumentar a folga do final de ano (Foto: Kyodo)

A ideia surgiu porque no feriado de Ano Novo é a época em que as pessoas visitam os parentes ou saem de férias, viajam de trens, aviões e carros, causando aglomerações. Aumentando o período de folga, poderia diminuir as concentrações de pessoas.

É também no Ano Novo que acontece a primeira visita do ano ao santuário xintoísta, chamado Hatsumode, que também causa filas enormes.

Halloween

O governo também está preocupado com a comemoração do Halloween e estudando possíveis medidas para diminuir os riscos de contaminação.

Em Shibuya, por exemplo, onde acontece uma festa tradicional e atrai milhares de pessoas fantasiadas, as autoridades já pediram para que este ano elas não compareçam ao local.

A preocupação do governo justifica-se. Embora o país tenha ultrapassado o pico de novos casos de Coronavírus, especialistas que assessoram o Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência Social alertaram que o número de infecções está aumentando.

Visita aos templos costuma reunir milhares de pessoas (Foto: Clifford on Unsplash)

E você, concorda com a sugestão? Vale lembrar que, no Japão, a maioria dos trabalhadores ganha por hora de serviço. Mais folga significa menos dinheiro no bolso.

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries, músicas e esportes. Como profissional, considera-se um contador de histórias.