Grupos de airsoft se unem e ajudam a comunidade

No sábado, 21 de maio, um dos organizadores do Evento Beneficente de Airsoft em Nagano (EBAN), Renato Ussui, finalizou a entrega das doações conseguidas no último evento do grupo, realizado no feriado de 1º de maio.

O beneficiado desta vez foi um orfanato na província de Nagano. Foram entregues gêneros alimentícios, fraldas e até guloseimas para as crianças.

Por se tratar de uma entidade japonesa e atento às normas de higiene exigidas pelo governo para controlar o Coronavírus, Renato teve que fazer exame do COVID-19 para só então fazer a entrega.

O grupo conseguiu arrecadar 430 mil ienes no evento. Com o dinheiro e os produtos arrecadados, o EBAN conseguiu ajudar duas famílias e mais uma organização, além do orfanato.

Doação ao orfanato (Foto: Cedida)

O dinheiro foi dividido em três partes iguais. Uma foi entregue no dia mesmo, já que a família da Mariazinha, de Aichi, esteve presente ao evento. A família do Tiago, da província de Mie, recebeu a outra porcentagem.

E a terceira parte foi dividida em duas: metade foi entregue ao grupo Ação Solidária, em forma de alimentos; e a outra parte para o orfanato.

O início

Mas para que essas doações fossem concretizadas, a história começou muito antes.

O Evento Beneficente de Airsoft em Nagano foi criado em 2018. Renato conta que já promovia e ajudava em alguns eventos beneficentes, mas a ideia de formalizar o nome foi uma forma de dar identidade própria à iniciativa.

¨Quando comecei no airsoft, vi que o pessoal era diferente, mais unido e mais solidário no jogo. E quando pedi ajuda para eles, tive ótima aceitação. Isso me impulsionou ainda mais¨, relembra.

O evento é realizado em datas variadas. ¨A preparação começa  meses atrás. Primeiro vemos quem vamos ajudar, fazemos uma pesquisa para verificar se os dados são reais. Depois de comprovado, pedimos ajuda para os patrocinadores, amigos e pessoas de bem¨, explica Renato.

 

Jogador com uma arma de airsoft (Foto: Cedida)

Após esse contato inicial, os organizadores entram em contato com as equipes de airsoft que vão participar do evento e fazem um levantamento do que elas poderão doar.

¨Eles nos apoiam com dinheiro, produtos de higiene, alimentos, fraldas e muito mais. E dependendo de quem será ajudado, pedimos produtos específicos¨, conta Renato.

Antes do evento são confeccionadas camisetas de divulgação, que são vendidas a preço baixo. E no dia do encontro, são comercializadas armas e acessórios de airsoft, alimentos, entre outros produtos. ¨Tudo que é consumido no dia é revertido para doação¨, informa o organizador.

O dinheiro arrecadado é contado na frente de todos e já separado para as pessoas beneficiadas.

Recorde

Pela primeira vez o EBAN foi promovido em maio, aproveitando o feriado de Golden Week.

Em anos anteriores, chegaram a participar até 150 jogadores, mas em 2022, por causa do mau tempo e da chuva, compareceram cerca 50 jogadores, além das famílias. Neste ano participaram os times Special Forces Komagane, Stalker, Origem e Black Wolves.

¨Sei da luta diária dos estrangeiros que estão no Japão e de todas as dificuldades. Desde o COVID-19 a renda familiar vem caindo muito e no Japão o custo de vida é alto, fora a guerra que afetou e influenciou diretamente na alta dos preços e queda no trabalho de muitos¨, pondera Renato.

Participantes do EBAN (Foto: Cedida)

Que complementa: ¨Poderia ter sido um fracasso, mas com a ajuda de todos, o EBAN foi sucesso total e bateu recorde de arrecadação¨.

O organizador termina com muitos agradecimentos aos participantes. ¨Agradeço a Deus por ter forças e saúde para poder realizar mais uma edição do EBAN. E também agradeço o apoio da minha esposa, dos amigos e administradores do EBAN e dos patrocinadores. Todos tiveram uma participação muito importante¨, finaliza Renato.

 

Serviço

Quem quiser ajudar com dinheiro, pode depositar direto na conta do EBAN.

Banco: Correio

Nome: Ussui Carneiro Renato Henrique

Agência: 11170

Conta: 44606981