Dia 10, dois profissionais ministrarão workshops com transmissão ao vivo

 

O crescimento no consumo de podcasts nos últimos anos prova que estamos testemunhando uma nova era do áudio. Segundo estimativa da eMarketer, a audiência do formato chegará a 23,5% da população mundial conectada até 2024. Ou seja, quase um em cada quatro internautas no mundo logo será ouvinte de podcast.

O Brasil tem um lugar de destaque nesse mercado. Segundo uma pesquisa do site Statista, mais de 40% dos brasileiros conectados já entraram nessa onda. Um levantamento da plataforma Listen Notes coloca o nosso país como o segundo no mundo em produção de podcasts.

 

Flyer do evento (Arte: Divulgação)

 

Seguindo essa tendência, os brasileiros no Japão também vêm aumentando a participação nesse mercado, seja como ouvintes ou produtores. Para conectar esse grupo, divulgar os podcasts no Japão e atrair mais audiência foi criado o Coletivo Podosfera Nipo-Brasileira, que realizará entre os dias 5 e 11 de dezembro a 2ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira.

Na programação, muitas atividades online, principalmente pelas redes sociais.

Este ano, os podcasters participantes publicarão episódios especiais no feed do podcast #PodNipoBr.

Workshops

No sábado, dia 10, Aline Hack e Gabriel Tuller, profissionais do mercado de podcast no Brasil, ministrarão dois workshops com transmissão ao vivo no canal do coletivo no YouTube. A semana de atividades termina no domingo, 11, com um bate-papo on-line pela manhã.

Para Gabriel, a iniciativa do coletivo é uma oportunidade única. ¨É uma excelente forma de gerar e nutrir uma comunidade de pessoas apaixonadas por podcast, conhecer gente nova que muitas vezes se sente sozinha e precisa de uma companhia e o evento é a coroação desse trabalho que vem sendo feito ao longo do ano¨, diz o profissional, que é fundador da Cosmódromo Studio, editor de vídeos e áudios e faz gestão de canais no Youtube e trabalha com vídeo marketing.

 

Gabriel Tuller (Foto: Divulgação)

 

Aline Hack, que vai falar sobre pauta e roteiro, concorda com Gabriel. ¨É a primeira vez que falo para um grupo tão unido como a comunidade Nipo-Brasileira. Confesso que não conhecia os podcasts participantes, mas que quando tive contato, logo percebi a sua potência. Estou muito otimista com o crescimento do grupo e com as propostas para anos seguintes¨, disse a podcaster, que é gestora de projetos digitais, advogada, apresentadora e produtora do Olhares Podcast.

Aline também atua como pesquisadora na área de Direitos Humanos, Feminismo e Podcast e é a organizadora do livro ¨Feminismos e Podcasts¨.

Carlos Vilaronga, um dos organizadores do coletivo, lembra que o mercado no Japão ainda é muito pequeno, o que oferece muitas oportunidades para quem domina o japonês e o inglês e deseja empreender no mercado japonês de podcasts.

¨Percebi no último ano um amadurecimento entre os produtores de conteúdo. Mais planejamento, mais visão de médio e longo prazo¨, analisa o podcaster. ¨Alguns buscaram capacitação através de plataformas online e houve até quem ingressou em curso universitário¨, completa, ao ressaltar que surgiram outros produtores de podcasts, mas que ainda não fazem parte do coletivo.

Primeiro evento

A 1ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira foi realizada em dezembro do ano passado. Durante os dias do evento, podcasters publicaram episódios especiais, alguns diários. Foram realizados ainda painéis de discussão e uma sala de bate-papo virtual para confraternização.

Vilaronga conta que o evento apresentou a Podosfera Nipo-Brasileira para outros produtores do Brasil, o que permitiu novos contatos e novas oportunidades. Por exemplo, no verão de 2022 foi organizado o workshop ¨Podcast levado à sério¨, ministrado por Leo Lopes, fundador da Radiofobia Podcasts e Multimídia e editor do Nerdcast.

 

Aline Hack (Foto: Divulgação)

 

Ainda como fruto da iniciativa, o coletivo foi convidado para participar da Super Live ABPod, a Associação Brasileira de Podcasts. ¨Quando o coletivo surgiu, três palavras sintetizaram as intenções do grupo: amizade, respeito e parceria. Espero sinceramente que o coletivo cresça e conecte outros produtores de podcasts da comunidade brasileira no Japão¨, disse Vilaronga.

A iniciativa tem apoio cultural da Embaixada do Brasil em Tóquio, dos Consulados-Gerais do Brasil em Hamamatsu, em Nagoia e em Tóquio, da CastNews e da Associação Brasileira de Podcasts (ABPod).

Conta ainda com o patrocínio da Spring School, Mr. Sano Shop, Evaristo Omido, Eto.World, Nabecast e Nihongando com Nanda; e parceria com a plataforma Cur.to e o Podcast Experience.

E apoio do Gaijin News.

PROGRAMAÇÃO

2ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira

Painel 1 – Workshop ¨Pauta e Roteiro¨, com Aline Hack
20h50 (horário Japão)
8h50 (horário Brasil)
Participantes
Ewerthon Tobace (Mundo Peculiar)
Victor Honda (No Japão Podcast)
Tábata Yonaha (Desrotule-se Podcast)
Joyce Nakamura (Cotidianices)

Painel 2 – Workshop ¨Gestão de Redes Sociais¨, com Gabriel Tuller
21h50 (horário Japão)
9h50 (horário Brasil)
Participantes
Nath Morais (Dropzilla Cast)
Bijuh (Wasabicast)
Daisuke Hojo (Otaku No Kissaten)
Gian Carlo (Press Start Cast)

 

Texto: Ewerthon Tobace