Diretora dos Jogos falou dos preparativos para o evento

 

No último domingo, 16, a professora Marcia Rubio da Rocha foi a entrevistada do programa Ponto de Encontro, transmitido pela NHK World – Japan, sob o comando de Sonia Nakagawa e Ewerthon Tobace.

O programa tem aproximadamente 20 minutos de duração, dos quais 7 minutos foram com a professora, que é a organizadora dos Jogos Escolares Brasileiros, oficialmente chamado de JEBRA Japão 2023.

O JEBRA será realizado no próximo sábado, 22 de julho, no Estádio Ecopa, em Fukuroi (Shizuoka).

A iniciativa é da NPO Sorriso de Criança e conta com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu (Shizuoka), através do Cônsul Aldemo Garcia, do Consulado-Geral de Nagoia, do Ministério dos Esportes do Brasil, do governo da província de Shizuoka e de várias celebridades do mundo esportivo, como a ministra Ana Moser, a senadora Leila do Vôlei e o craque Zico.

Início

Na entrevista concedida ao jornalista Ewerthon Tobace, a diretora informou que são esperados cerca de mil alunos de escolas brasileiras e alunos estrangeiros de escola japonesa.

Serão disputadas cinco modalidades: atletismo, vôlei, tênis de mesa, futebol e xadrez.

¨As crianças estão treinando bastante e temos certeza que será um dia cheio de energia¨, garantiu Marcia.

 

Capa de divulgação do programa (NHK)

 

Para chegar ao JEBRA, o caminho começou em 2017, com a realização do Torneio Integração, nas modalidades de vôlei e futebol, dos quais participaram cerca de 200 alunos.

O mesmo torneio foi realizado em 2018, 2019, parou em 2020 por causa do Coronavírus e voltou em 2021.

A organizadora dos Jogos relembrou: ¨Naquele ano, o cônsul Aldemo Garcia deu a ideia de fazer uma Olimpíada Escolar, que realizada em 2022, quando aumentamos o número de modalidades esportivas e de atletas, chegando a 650 alunos¨.

Apoio e credibilidade

O JEBRA terá a participação de atletas de várias regiões do Japão, fato considerado pelo jornalista uma das grandes dificuldades.

Como apoio, a Organização preparou um alojamento para abrigar os alunos que vêm das áreas mais distantes.

A diretora Marcia fez questão de salientar o apoio dos governos brasileiro e japonês, e das personalidades do mundo esportivo.

Ela adiantou que existe a intenção de ampliar o número de modalidades, como judô e jiu-jitsu, e de atletas envolvidos.

Marcia destacou ainda as várias atividades que estarão acontecendo simultaneamente no Ecopa: shows de música brasileira, escolinha de futebol do Zico, Turma da Mônica, Jebra Fair, praça de alimentação, mascotes de clubes japoneses e até um carro simulador de terremoto.

¨A cada ano que passa estamos ganhando mais credibilidade e força na realização dos Jogos. Nossa intenção é sempre incentivar a prática esportiva¨, finalizou Marcia.

Você pode conferir a íntegra do programa, clicando no link do programa Ponto de Encontro:

https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/radio/listener/202307160600/?fbclid=IwAR1VyWpssmYdWUwKI8pu8sK0iibhHZEMbKAaWPnKoGm7J1FdCtsK_g7WgrA.