Em Tóquio, Kanagawa, Saitama e Chiba, medida deverá ser cumprida até março

 

As províncias de Aichi, Gifu e Osaka estão pleiteando junto ao governo central, a suspensão do Estado de Emergência.  A decisão será anunciada na próxima sexta-feira, 12, após uma reunião do governo com especialistas da área de saúde, segundo informou a Fuji TV.

Na terça-feira, 2, o primeiro-ministro Yoshihide Suga estendeu até 7 de março, o Estado de Emergência em Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Hyogo, Quioto, Aichi, Gifu e Fukuoka. Ficou de fora apenas Tochigi, que havia conseguido controlar a propagação do vírus. Naquela oportunidade, ele disse que poderia antecipar a suspensão da declaração em qualquer momento, desde que as infecções tivessem sido controladas.

Porém, em quatro províncias o governo nem cogita a suspensão: Tóquio, Kanagawa, Saitama e Chiba deverão cumprir a medida até o fim. Nesses locais, os casos de Coronavírus diminuiram em relação ao mês passado, mas os números ainda continuam altos.
Em vermelho, as províncias que estão sob o regime (Foto: Reprodução TV-Arquivo)
E nas regiões de Osaka, Hyogo, Quioto e Fukuoka, a decisão também será tomada na sexta-feira, quando serão analisados o número de infecções e a ocupação dos leitos hospitalares.
Aichi
O Estado de Emergência afeta drasticamente a economia das regiões atingidas. Esse é um dos motivos que, segundo a imprensa japonesa, algumas províncias estão querendo a suspensão o quanto antes da medida. Aichi é uma delas.
Na segunda-feira, 8, o governador Hideaki Omura disse que, analisando a média dos últimos sete dias, os casos de Coronavírus na província caíram para a zona amarela, que é a segunda menos grave de um total de quatro estágios.
Governador de Aichi durante coletiva de imprensa (Foto: Reprodução TV)
Porém, os especialistas afirmam que os hospitais de Aichi continuam operando sob pressão e que o afrouxamento das restrições pode fazer com que o número de infecções volte a aumentar.
Osaka
Em Osaka, o governador Hirofumi Yoshimura vem dando entrevistas falando sobre a intenção de pedir a suspensão da Emergência na província, uma vez que o número de infectados nos últimos sete dias consecutivos foi menor que 300 casos.
Vale lembrar que a província foi incluída no Estado de Emergência, a pedido do próprio governador. “A declaração do Estado de Emergência deve ser suspensa, se o número de infecções for contido com sucesso”, disse Yoshimura numa das entrevistas.
Governador de Osaka também quer fim da Emergência (Foto: Reprodução TV-Arquivo)
Ele pretende pedir a suspensão ao governo, mas o fará somente se os governadores de Hyogo e Quioto assinarem o pedido junto. No caso de Hyogo, são 78,1 casos ou menos em média, e em Quioto, menos de 50 em média. E de acordo com a TV Asahi, a taxa de uso de leitos por doentes graves também caiu para menos de 50%.
Fontes: NHK, Fuji TV e TV Asahi