Osaka, Kyoto e Hyogo registram aumento dos casos de Coronavírus

Alexandre Ezaki, Osaka (Osaka)

Neste sábado, 9, os governadores de Osaka, Kyoto e Hyogo pediram ao governo central para incluir as províncias no Estado de Emergência que entrou em vigor um dia antes para a região de Tóquio e outras três províncias.

Os três governadores fizeram uma reunião online com Yasutoshi Nishimura, o ministro responsável pela resposta do governo à pandemias. ¨As três regiões estão em situação extremamente grave, por isso uma declaração de emergência está sendo considerada”, disse.

Porém, Nishimura avisou que qualquer decisão será tomada somente após uma “avaliação cuidadosa” da real situação e do estado do sistema médico.

Governadores durante conferência online (Foto: Reprodução TV)

Nishimura também pediu aos governadores que implementassem medidas mais rígidas, iguais as adotadas na área metropolitana de Tóquio, como horário de funcionamento mais curto para restaurantes, apoio ao trabalho online e maior controle para a realização de eventos.

Opinião dos governadores

Após a reunião, o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, declarou: “Meu entendimento de que estamos em uma situação em que um Estado de Emergência deveria ser declarado não mudou. Ele acrescentou que vai implantar as regras atuais da área de Tóquio, até o encerramento da declaração, em 7 de fevereiro.

Já o governador Toshizo Ido, de Hyogo, espera que a avaliação do governo seja rápida. “Espero que a declaração de emergência seja emitida o mais rápido possível. Analisaremos profundamente por que isso está acontecendo e tomaremos medidas direcionadas¨, garantiu.

E o governador Takatoshi Nishiwaki, de Kyoto, lembrou das diferenças que existem entre as várias cidades e províncias. ¨A situação da infecção e as circunstâncias na área são diferentes. Se for feita a declaração , gostaria de considerar medidas que correspondam às condições reais da região, ao mesmo tempo em que faço a coordenação com o país e região¨, afirmou.

Penalidade aos infratores

O ressurgimento do vírus vem aumentando a pressão sobre o sistema hospitalar do país. Um dos motivos pelos quais a Associação Nacional de Governadores concordou em redigir propostas de medidas contra a pandemia.

Governador de Osaka durante coletiva (Foto: Reprodução TV)

A entidade está pedindo ao governo central que expanda rapidamente o Estado de Emergência, para cobrir áreas onde as infecções estão se espalhando rapidamente.

A Associação também pediu a revisão urgente da Lei de Medidas Especiais, no sentido de incluir disposições penais a fim de tornarem mais eficazes os pedidos de fechamento de negócios e redução do horário de funcionamento em bares e restaurantes.

Matéria relacionada:

Governo decreta Estado de Emergência

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. É fã de cultura pop. Como profissional, considera-se um contador de histórias reais.