Casos de Coronavírus estão aumentando

 

As províncias de Kanagawa, Saitama e Chiba, na área metropolitana de Tóquio, estão articulando para solicitar ao governo central que declare um novo Estado de Emergência na região. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 28, pela emissora NHK.

O número diário de novos casos de Coronavírus relatados na prefeitura de Kanagawa atingiu 758 nesta terça-feira, 27, ultrapassando a marca de 700 pela primeira vez desde 21 de janeiro. O número também foi maior do que há uma semana, por 22 dias consecutivos.

Preocupado com a situação, o governador Yuji Kuroiwa disse que tem pressa em vacinar a população, mas não sabe quando todos estarão protegidos. ¨Houve um aumento do número de pessoas infectadas, o que me preocupa muito. O sistema médico está prestes a entrar em colapso¨, alertou.
Ele informou que os governadores das três províncias já entraram em acordo, mas estão em conversa com o governo central para saber quando o pedido irá acontecer. ¨Acho que isso acontecerá em um futuro próximo¨, anunciou.
Governador de Kanagawa alerta para colapso no sistema médico (Foto: Reprodução TV – NHK)
Ajuste
Em coletiva de imprensa na manhã do dia 27, terça-feira, o governador Motohiro Ohno, de Saitama, falou sobre as conversas. ¨Estou trocando informações com as prefeituras de Kanagawa e Chiba¨, adiantou, salientando que tem a intenção de tomar medidas imediatas.
Na manhã do dia 28, disse à NHK que tudo está em fase final de ajustamento. Mas a decisão só vai ser tomada após uma reunião dos especialistas da província. Com base no que for decidido nesse encontro, Ohno prosseguirá com as negociações.
Governador de Saitama quer medidas imediatas (Foto: NHK)

 

Detalhes

A província de Chiba vai realizar uma reunião com a sede das contramedidas da prefeitura. Enquanto isso, as autoridades estão fazendo ajustes e explicando aos municípios sobre a intenção do acordo regional.

No dia 27, o governador Toshihito Kumagai expressou um forte sentimento de crise sobre a situação da infecção na prefeitura. ¨Não há dúvida de que ultrapassará, em muito, a situação dos feriados de fim de ano e de Ano Novo, quando haviam muitas pessoas infectadas”, alertou.

 

Governador de Chiba acredita que aumento de casos será maior que do Ano Novo (Foto: Reprodução TV – NHK)

 

Decisão rápida

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, informou que se o pedido das três províncias acontecer, o governo central tem a intenção de considerá-lo prontamente.

¨Se o pedido for feito, iremos imediatamente avaliá-lo e tomar uma decisão com base na política básica de enfrentamento¨, afirmou o secretário.

Ele reforçou os pedidos para evitar reuniões com grande número de pessoas, não beber ou comer em grupos, não sair de casa sem necessidade e, em relação aos Jogos Olímpicos, assistir as partidas em casa.

O Estado de Emergência atualmente está em vigor em Tóquio e Okinawa.

 

Secretário kato promete avaliar rapidamente o pedido (Foto: NHK)

 

 

Fonte: NHK