Recurso pode transformar a sua máquina

 

Se você já passou raiva com a lentidão do seu computador ou notebook, não se desespere. Saiba que esse problema tem solução. E ela se chama SSD, que vem do termo em inglês para Solid State Drive, que significa Unidade de Estado Sólido.

¨Ele tem esse nome por não possuir partes mecânicas e móveis. Seu funcionamento ocorre por componentes eletrônicos, por isso é mais rápido, menor e gasta menos energia que um Hard Disk (HD)¨, explica o técnico Anderson Uema, 45 anos, de Toyokawa (Aichi).

Natural de São Paulo, ele está pela terceira vez no Japão, tendo chegado há 12 anos. Anderson começou a trabalhar com computadores aos 16 anos. Durante muito tempo foi um hobby, mas profissionalmente atua há pouco mais de 2 anos.

Ele conta que se interessou pelo SSD por causa dos benefícios que um upgrade de HD para SSD pode viabilizar, modificando completamente o desempenho de um computador.

 

Comparativo entre HD e SSD (Foto: R4U)

 

Mas qual a diferença entre eles?

¨Basicamente é que o HD faz tudo mecanicamente e o SSD de forma eletrônica. Além disso, tem uma menor probabilidade de dar erros neste último, já que nada se movimenta dentro dele¨, destaca Anderson.

Outras vantagens

O SSD pode ser instalado em qualquer notebook ou computador, desde os mais antigos até os mais novos.

Embora os discos rígidos sejam capazes de armazenar uma grande quantidade de dados por um custo relativamente baixo, os SSDs são insuperáveis em termos de velocidade. O pior SSD será, pelo menos, três vez mais rápido que um disco rígido de boa qualidade.

Normalmente, ele é 10 vezes mais rápido. O SSD não apenas acessa arquivos mais rapidamente, trazendo uma latência (tempo até acessar um arquivo) menor, como também os carrega muito mais rápido. Isso inclui a abertura do navegador até a inicialização do sistema operacional, seja ele Linux, macOS ou Windows.

Anderson acrescenta: ¨Como o HD tem que usar disco, braço e agulha (mecânicos) gasta muito mais tempo para acessar os mesmos arquivos que um SSD¨.

 

Anderson atua profissionalmente há 2 anos (Foto: Cedida)

 

Segundo o site Tech Tudo, o SSD ainda tem o peso menor em relação aos discos rígidos;  possui um consumo reduzido de energia; consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs (cerca de 70°C); e, por fim, realiza leituras e gravações de forma mais rápida, com dispositivos apresentando 250 MB/s na gravação e 700 MB/s na leitura. ¨O SSD tem como vantagens ser mais rápido, muito silencioso, resistente a impactos e consumir menos energia¨, resume Anderson.

Formatar ou não

O técnico garante que nem sempre que se deseja fazer esse upgrade no computador seja necessário formatar a máquina. Em muitos casos pode ser feito um ¨clone¨ do conteúdo do HD para o SSD. ¨Porém, se o sistema não estiver em bom funcionamento, o mais aconselhável é formatar mesmo¨, adverte.

A rapidez do Solid State Drive acontece tanto para arquivos pequenos quanto grandes. Discos rígidos costumam oferecer velocidades aproximadas de 100 MB/s de leitura/escrita. Já SSDs trabalham em velocidades superiores a 500 MB/s mesmo, nos modelos SATA.

SATA

Um SSD em média é 10 vezes mais rápido que um HD, como já dito anteriormente. E isso é o SSD no seu modelo mais lento: o SATA. Se comparar com o NVMe seria covardia, porque ele é 5 vezes mais rápido que o SATA.

Se você já abriu um PC ou notebook comum e trocou o disco rígido, provavelmente o fez com um HD/SSD padrão SATA. Apesar de outros formatos mais modernos já serem populares, o SATA ainda permanece como uma boa opção para máquinas mais básicas.

Porém, já apresenta limitações para as velocidades deste padrão, alcançando aproximadamente 550 MB/s de leitura/escrita.

Comparado a um disco rígido comum, pode parecer bastante coisa. Mas é pouco se comparado aos SSDs NVMe (Non-Volatile Memory express), que usam a conexão PCIe.

 

SSD é bem mais rápido que o HD (Foto: Avast)

 

Eles chegam a oferecer cinco vezes mais velocidade do que um SSD SATA (que, lembrando, são 10 vezes mais rápidos que os discos rígidos).

Melhor desempenho

Mas não são apenas elogios ao SSD. A grande desvantagem é que ele ainda é mais caro que os HDs.

Entre as várias opções, Anderson atualmente prefere os SSDs da marca Samsung, porque são mais rápidos.

Considerando todas as características apresentadas, mesmo assim o técnico de Toyokawa sempre aconselha os clientes a fazerem o upgrade de HD para SSD. Mesmo num computador antigo, com essa simples mudança o desempenho já vai melhorar.

¨Mas como sempre digo, não adianta apenas instalar o sistema operacional, é necessário configurar para obter um melhor desempenho¨, finaliza Anderson.

 

Fonte: Tech Tudo