Medida deverá valer por um mês, a partir de sábado

Alexandre Ezaki, Tóquio

Na primeira entrevista coletiva concedida em 2021, nesta segunda-feira, 4, o primeiro-ministro Yoshihide Suga admitiu a possibilidade de declarar Estado de Emergência para Tóquio e as províncias vizinhas de Chiba, Saitama e Kanagawa.

Segundo autoridades do governo ouvidas pela agência de notícias Kyodo, a medida deverá valer a partir do próximo sábado, 9, pelo período de um mês.

“O número de novos casos em Tóquio e nas três prefeituras representa cerca de metade do total nacional. Levamos a situação a sério e acreditamos que uma mensagem mais forte é necessária¨, disse o primeiro-ministro.

Yoshihide Suga durante coletiva nesta segunda-feira (Foto: Reprodução TV)

Mas Suga deu a entender que as atividades sociais e econômicas provavelmente não serão interrompidas desta vez, dizendo que o Estado de Emergência deve ser implementado “de maneira limitada e focada”.

As autoridades disseram que a medida provavelmente exigirá que as pessoas fiquem em casa o máximo possível, mas nenhum fechamento de escolas está planejado.

Ação conjunta

Sábado passado, 2, em reunião com Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela resposta do governo ao Coronavírus, os governadores de Tóquio, Saitama, Chiba e Kanagawa, pediram que fosse declarado um novo Estado de Emergência no Japão.

O documento em conjunto foi assinado pelos governadores Motohiro Ohno (Saitama), Kensaku Morita (Chiba), Yuriko Koike (Tóquio) e Yuji Kuroiwa (Kanagawa), e foi entregue numa reunião que durou mais de três horas.

Reunião dos governadores com o ministro Yasutoshi Nishimura (Foto: Reprodução TV)

Além da declaração de Emergência, Suga informou que o governo tentará iniciar a vacinação contra COVID-19 no final de fevereiro, para profissionais de saúde da linha de frente.

Ao mesmo tempo que prometeu apoio financeiro adicional para hospitais que lutam contra o Coronavírus, Suga disse que uma revisão da lei destinada a fornecer benefícios para aqueles que cumprirem as medidas antivírus e penalizar aqueles que não o fizerem será apresentada em uma sessão parlamentar a ser convocada no final deste mês.

Go To Travel

Na mesma coletiva desta segunda-feira, o primeiro-ministro reiterou sua promessa de realizar as Olimpíadas de Tóquio neste verão. ¨Queremos trazer esperança e coragem para o mundo¨, afirmou.

A governadora Yuriko Koike durante coletiva (Foto: Reprodução TV)

No entanto, em relação à campanha Go To Travel, que está suspensa em todo o país até 11 de janeiro, ele se mostrou mais cauteloso. Suga ponderou: “É difícil reiniciar a campanha se um novo Estado de Emergência for declarado.”

Matéria relacionada:

Tóquio quer novo Estado de Emergência

Fontes: Kyodo e NHK

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Fã de cultura pop. Como profissional, considera-se um contador de histórias reais.