Governo define regras da ajuda financeira

Governo define regras da ajuda financeira

Apoio será em dinheiro e em cupons

 

O Partido Liberal Democrata e o Komeito, parceiros na coalização de governo do Japão, se reuniram na terça-feira, 9, e decidiram algumas regras da ajuda financeira que será concedida para amenizar a crise causada pelo Coronavírus. Será um apoio de ¥ 100 mil, dividido em dinheiro e em vouchers (cupons), cada um no valor de ¥ 50.000 (US $ 443), para pessoas com 18 anos ou menos.

O secretário-geral do PLD, Toshimitsu Motegi, e o do Komeito, Keiichi Ishii, concordaram em distribuir o dinheiro o mais rápido possível. Os vouchers serão entregues na primavera do ano que vem. No entanto, a proposta de Motegi de excluir as famílias de renda mais alta permanece em discussão.

 

Reunião no Parlamento para discussão da ajuda (Foto: Kyodo)

O programa de benefícios faz parte de um pacote econômico prometido pelo primeiro-ministro Fumio Kishida. O premiê está tentando fazer avançar a agenda política após o PLD manter a maioria na Câmara Baixa, nas eleições gerais de 31 de outubro.

Na mesma terça-feira, Kishida disse em uma reunião de executivos do PLD que deseja ¨acelerar os acordos com o Komeito sobre o pacote econômico e compilá-lo em 19 de novembro¨, acrescentando que deseja elaborar o orçamento suplementar necessário para o ano fiscal de 2021 neste mês.

Sem consenso

A ajuda em dinheiro foi promessa de campanha do Komeito. Em contraste, o governo e o PLD procuraram excluir as famílias de renda mais alta, temendo as críticas de que estão gastando dinheiro na corrida para a eleição para a Câmara dos Vereadores no ano que vem.

Motegi propôs estabelecer um teto de recursos em que as famílias com uma renda anual de 9,6 milhões de ienes ou mais ficariam impedidas de receber a ajuda.

Antes de se encontrar com Ishii, Motegi disse em entrevista coletiva que a proposta do Komeito de doações em dinheiro para todos com 18 anos ou menos ¨é uma maneira de pensar, mas é importante fornecer um apoio mais forte aos trabalhadores temporários, mulheres e gerações que criam filhos, bem como aos estudantes¨.

O líder do Komeito, Natsuo Yamaguchi, disse separadamente em uma coletiva de imprensa que o Partido espera chegar a um acordo sobre os pontos que eles aceitam para começar e, finalmente, chegar a um consenso para o pacote geral.

Motegi e Ishii iniciaram negociações na segunda-feira e concordaram em fornecer benefícios rapidamente, mas ambos sugeriram que ainda há detalhes que precisam ser acertados.

Ishii disse que prefere dar apoio em dinheiro sem definir outras condições, mas acrescentou que seu Partido não está inflexível em relação a isso.

 

 

Fonte: Kyodo News

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Alexandre Ezaki

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. É youtuber e fã de cultura pop. Como profissional, considera-se um contador de histórias reais.

CANAIS DO WHATSAPP

GAIJIN NEWS

Tradutor
error

Gostou do Gaijin News?Compartilhe!