Evento em Aichi reuniu quase 150 pessoas; Seu Honda foi duplamente homenageado

Alexandre Ezaki, Komaki (Aichi)

Domingo, 25 de outubro. Às 5h tocou o despertador de Carlos Kodama, 55 anos, morador de Ebina (Kanagawa). Talvez um pouco cedo para muitas pessoas, mas não para ele, que esperava ansioso pelo dia. Afinal, seria realizada a festa de aniversário da Gaviões da Fiel Subsede Japão, que havia comemorado 15 anos.

Ele tomou banho, se arrumou e foi de bicicleta para a estação de Ebina, já que o primeiro ônibus só sairia às 6h10. De lá foi até Machida, onde subiu em outro trem, até Yokohama. Partindo dali, entrou num trem-bala (shinkansen) até Nagoia.

Em Nagoia pegou mais um trem, dessa vez até Komaki, onde a festa aconteceria. Da estação foi de táxi até o Vila Madalena, restaurante que sediaria o evento.

Carlos com a amiga Ísis Moura (Foto: Cedida)

¨Foram cerca de três horas de viagem, e aproximadamente 30 mil ienes. Mas valeu demais o esforço. Sempre fui louco pelo Corinthians e pela Gaviões Japão¨, afirmou Carlos. ¨Acho que isso não tem preço¨.

Esta não foi a primeira vez que ele foi numa festa da Gaviões e até já está se preparando para o ano que vem. ¨A festa foi sensacional, ambiente familiar. Foi ótimo rever o pessoal e fazer novas amizades. Simplesmente maravilhoso¨, finalizou Carlos.

Reconhecimento

A festa de aniversário reuniu cerca de 130 adultos e 20 crianças. Além de Carlos, que veio de Ebina, participaram corintianos de vários lugares do Japão, como Aichi, Shiga, Mie e Shizuoka.

¨Foi uma satisfação poder receber todos nossos amigos nessa festa, que teve de tudo, boa comida, roda de samba, gritos de guerra¨, enfatizou Ronaldo Ishigaki, o Cural, líder da torcida.

Dia de festa para os corintianos (Foto: Cedida)

Ele falou da satisfação em fazer 15 anos de Gaviões no Japão e destacou o reconhecimento mundial que a torcida tem. ¨Os jogadores, comissão técnica, o pessoal que veio assistir o mundial, os membros antigos e atuais da Gaviões oficial. Temos o apoio de todos¨, disse Cural.

Hoje, a Subsede Japão tem 8 mil associados. Entre os planos para o futuro, Cural destaca o sonho de ter o ponto de encontro oficial. ¨Sonhamos com nosso lugarzinho para ver jogos, fazer um samba, comer nossa feijoada de sábado. Infelizmente aqui é tudo caro. Nós da diretoria não recebemos nenhum salário e tudo que fazemos é por amor ao Corinthians¨, destacou o líder.

Seu Honda

Mais uma vez, a Gaviões prestou homenagem a Noriharu Honda, falecido em abril, com 75 anos, de ataque cardíaco. A imagem do Seu Honda, como era mais conhecido, está na camisa comemorativa dos 15 anos e dia 25 de outubro ele foi duplamente lembrado: aqui no Japão e também no Brasil, no 2 Encontro dos Gaviões Japão.

Festa no Brasil (Foto: Cedida)

¨Queríamos fazer isso em vida. Mas com certeza ele esteve lá com a gente. Foi uma justa homenagem e, onde ele estiver, está bem e feliz¨, acredita Cural.

Leonardo Honda, 40 anos, morador de Toyohashi (Aichi) e filho do seu Honda, também participou da festa em Komaki. ¨Quero agradecer mais uma vez a todos vocês que colaram, organizaram e participaram de alguma forma em todas as homenagens. O amor de todos vocês com o Seu Honda nos surpreende cada dia mais¨, escreveu numa rede social.

Festa no Japão (Foto: Cedida)

Ele diz ter certeza que o pai esteve presente nas duas festas e que Seu Honda só está esperando o próximo encontro. ¨Ele abraçou a todos e fotografou a todos¨, acredita Leonardo.

Ele finaliza agradecendo ao pai e destacando que o exemplo dele continua vivo. ¨Obrigado por tudo, pai, seu legado está aí. Estamos colhendo agora, tudo que o senhor plantou em vida¨, concluiu.

Matérias relacionadas

Gaviões da Fiel Subsede Japão comemora 15 anos

Gaviões da Fiel realiza festa de aniversário

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries, músicas e esportes. Como profissional, considera-se um contador de histórias.