Fim dos cartões do seguro de saúde

Fim dos cartões do seguro de saúde

My Number terá essas e outras funções

 

O governo japonês planeja abolir os cartões de seguro de saúde no outono de 2024, integrando-os aos cartões de identificação ¨My Number¨.

O ministro da Transformação Digital, Taro Kono, fez o anúncio na quinta-feira passada, 13, após uma reunião com o primeiro-ministro Fumio Kishida, com o ministro da Saúde, Kato Katsunobu e com o ministro de Assuntos Internos, Terada Minoru.

O ¨My Number¨, cartão de identidade digital para cidadãos e residentes japoneses, foi introduzido em 2016. Kono disse que os cartões servirão como um passaporte para a criação de uma nova sociedade digital.

 

 

O ministroTaro Kono (Foto: NHK)

O governo está considerando quais medidas tomar em relação aos cidadãos que não terão o ¨My Number¨ até o momento em que os cartões de seguro de saúde forem abolidos.

Entre as vantagens de usar os cartões como certificados de seguro de saúde, as autoridades destacam que o ¨My Number¨ pode automatizar a recepção em instituições médicas por meio de um sistema de reconhecimento facial e permitir que médicos e farmacêuticos visualizem informações como registros de receitas e exames médicos especificados com o consentimento do paciente.

No entanto, apenas cerca de 30% das instituições médicas e farmácias instalaram leitores de cartões apropriados. O ministério da Saúde planeja exigir que eles introduzam os sistemas a partir de abril de 2023.

Outra dificuldade. Apenas cerca de 20% da população registrou o ¨My Number¨ para uso como certificado de seguro de saúde.

O que é

O ¨My Number¨ é um sistema de carteira de identidade lançado em 2016. Ele contém um número de 12 dígitos para cada cidadão e estrangeiro residente no Japão e pode incorporar uma série de dados pessoais, como informações relacionadas a impostos e previdência social.

 

Foto/Ilustração

Modelo do ¨My Number¨ (Arte: Governo do Japão)

O objetivo do governo do Japão é ter quase todos os cidadãos com o ¨My Number¨ até março de 2023.

Mas a taxa de emissão ainda era de apenas 56% no início deste mês.

Em contrapartida, as autoridades dizem que o documento pode facilitar diversos procedimentos, como emissão de certificados de residência em lojas de conveniência (konbini).

Carteira de motorista

O ministro Kono acrescentou que o governo antecipará sua data inicial de março de 2025 para combinar as funções da carteira de motorista com o ¨My Number¨.

Ele informou que o governo está considerando aumentar o cronograma.

Vale ressaltar que as autoridades não estão planejando abolir as carteiras de motorista existentes.

 

Fontes: NHK, Kyodo e Japan Today

 

 

Sobre o autor

Alexandre Ezaki

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. É youtuber e fã de cultura pop. Como profissional, considera-se um contador de histórias reais.

CANAIS DO WHATSAPP

GAIJIN NEWS

Tradutor
error

Gostou do Gaijin News?Compartilhe!