Filme japonês “Drive My Car” ganha o Oscar 2022

Filme japonês “Drive My Car” ganha o Oscar 2022

Conheça um pouco da história do carro Saab 900 Turbo 

 

¨Drive My Car¨, do diretor Ryusuke Hamaguchi, ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional na 94ª edição do Oscar, em Los Angeles, neste domingo, 27, tornando-se o segundo filme japonês a conquistar o prêmio.

A categoria, que antes era conhecida como Melhor Filme em Língua Estrangeira, foi vencida em 2009 por ¨Okuribito¨, de Yojiro Takita.

O filme é baseado em um conto de mesmo título do autor de renome mundial Haruki Murakami. Conta a história do ator e diretor de teatro Yusuke Kafuku. Ao perder sua esposa, o protagonista entra em uma profunda depressão e chega a abandonar os palcos. Dois anos depois, ele é convidado a dirigir uma peça em Hiroshima, mas o contratante faz uma solicitação pouco usual.

Yusuke não poderá dirigir por Hiroshima. Para isso, uma jovem motorista chamada Misaki Watari é contratada para estar ao volante de um Saab 900 Turbo. Pegando a estrada, os protagonistas conversam sobre suas inseguranças e arrependimentos, desenrolando a trama de um jeito que só Haruki Murakami consegue fazer.
Cena do filme (Foto: Divulgação)

Hamaguchi disse que se sente honrado pelo filme ter ultrapassado fronteiras e barreiras linguísticas para alcançar o público.

O filme, que Hamaguchi, 43, co-escreveu com Takamasa Oe, 41, apresenta um elenco internacional composto por atores que falam em vários idiomas, incluindo inglês, chinês, tagalo, coreano e linguagem de sinais coreana.

O longa é inteiramente em japonês com falas ocasionais nesses idiomas.

Seus personagens fazem parte do enredo em que o protagonista do filme está dirigindo a peça multilíngue ¨Tio Vanya¨, do dramaturgo russo Anton Chekhov, para um festival de teatro em Hiroshima, no oeste do Japão.

Fazendo história

O triunfo de ¨Drive My Car¨ reflete o mais recente sinal de reconhecimento dos filmes asiáticos pelo Oscar, criticado nos últimos anos por sua falta de diversidade.

 

Este é o segundo filme a vencer o Oscar (Foto: Divulgação)

 

No Oscar do ano passado, a cineasta chinesa Chloe Zhao se tornou a primeira mulher não branca a ganhar o prêmio de melhor diretora.

O longa fez história como o primeiro filme japonês a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. Também foi indicado em outras três categorias: melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor filme internacional, pelo qual saiu vitorioso.

No período que antecedeu ao Oscar, ¨Drive My Car¨ ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa em janeiro e o prêmio da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, na mesma categoria, em março.

Desde que ganhou o prêmio de melhor roteiro no famoso festival de cinema de Cannes em julho do ano passado, o drama de três horas de duração recebeu cerca de 90 prêmios no Japão e no exterior.

Saab 900 Turbo

Um dos protagonistas do filme é o Saab 900 Turbo. O Auto Esporte contou um pouco da história do veículo.

A montadora Saab foi fundada na Suécia em 1937, com apoio do Ministério da Defesa. A empresa era responsável por produzir aviões para a força aérea nacional durante a Segunda Guerra, ainda que a Suécia não tivesse um envolvimento profundo no conflito.

Com o fim da Guerra, as encomendas pelos aviões militares da empresa diminuíram. Mas com a economia global se reerguendo, os suecos enxergaram uma nova possibilidade: produzir automóveis.

A partir de 1945, a marca apostou pesado no mercado de luxo. Seu primeiro automóvel foi o Saab 92.

O Saab 900 surgiu apenas em 1978. O modelo que aparece em ¨Drive My Car¨ é da primeira geração, vendida até 1994, na carroceria hatchback. Ele também podia ser adquirido nas versões sedã e conversível.

Favorito no Oscar,

O Saab vermelho utilizado no filme (Foto: Divulgação)

 

O câmbio manual era de apenas quatro marchas, mas na reformulação de 1986, recebeu uma marcha extra, além da inédita versão automática de três marchas.

A versão Turbo tinha motor 2.0 de quatro cilindros longitudinal capaz de desenvolver 143 cavalos de potência. Vendida exclusivamente com câmbio manual, era capaz de atingir 100 km/h em apenas 9 segundos.
A empresa continua atuando no Brasil, porém não como revendedora de automóveis. Fora do setor há mais de 20 anos, a marca voltou à origem e passou a fornecer caças para a Força Aérea Brasileira em 2021.
Fontes: Kyodo, NHK e Auto Esporte

 

 

 

 

Sobre o autor

Alexandre Ezaki

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. É youtuber e fã de cultura pop. Como profissional, considera-se um contador de histórias reais.

CANAIS DO WHATSAPP

GAIJIN NEWS

Tradutor
error

Gostou do Gaijin News?Compartilhe!