Primeiro-ministro anunciou a renúncia por problema de saúde

Alexandre Ezaki, Toyokawa (Aichi)

O primeiro-ministro Shinzo Abe, 65 anos, confirmou nesta sexta-feira, 28, a renúncia dele ao cargo que comanda desde 2012. O motivo alegado por ele é a retocolite ulcerativa, uma doença crônica que causa inflamação no cólon.

A Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, disponibiliza no site oficial da entidade várias informações.

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon, intestino grosso, e se caracteriza pela inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon.

Ela pode afetar apenas a parte inferior do cólon, reto e é, então, chamada de proctite ulcerativa. Se a doença afetar apenas o lado esquerdo do cólon, ela é chamada de colite distal ou limitada. Se ela envolver todo o cólon, é pancolite, ou colite universal ou hemicolite esquerda.

Sintomas

Os principais sintomas que os pacientes desenvolvem são diarreia, hemorragia, cólica, febre, emagrecimento, falta de apetite, dor abdominal e fadiga.

Shinzo Abe na coletiva que anunciou a renúncia (Foto: Reprodução)

A colite ulcerativa é diferente de uma outra doença inflamatória intestinal, a doença de Crohn. A colite afeta apenas o cólon. A inflamação é máxima no reto e estende-se até o cólon de modo contínuo, sem nenhuma área de intestino normal poupada.

Por sua vez, a doença de Crohn pode afetar qualquer área do trato gastrointestinal, incluindo o intestino delgado, e pode haver áreas de intestino normal entre as áreas de intestino doente, as chamadas áreas “poupadas”.

Tratamento

O diagnóstico da colite é possível com a coleta de materiais das áreas inflamadas. O médico também pode pedir exames de sangue, de fezes, tomografia e ressonância magnética do abdome.

O tratamento tem como objetivo controlar a inflamação, reduzir os sintomas e repor qualquer perda de líquidos e nutrientes.

Ele varia, dependendo do grau de gravidade dos sintomas no paciente. Pode incluir controle de dieta, remédios contra diarreia, aminossalicilatos ou até mesmo cirurgia.

Fonte: Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn

Matéria relacionada: Shinzo Abe renuncia

Alexandre Ezaki é jornalista formado pela Unesp de Bauru. Adora filmes, séries e músicas. Como profissional, considera-se um contador de histórias.