Somente as mulheres devem presentear os homens

 

Neste domingo, 14 de fevereiro, é comemorado no Japão e em muitos outros países, o Dia dos Namorados, chamado por aqui de Valentines Day (日本のバレンタインデー). Essa tradição foi trazida dos Estados Unidos em 1936, por uma fábrica de doces japonesa.

A ideia teve início na era Showa (1926-1988), quando a marca lançou o primeiro anúncio de seus produtos para o Dia dos Namorados. Somente a partir dos anos 70, depois que empresas como a famosa Morinaga lançaram campanha de chocolates para os namorados, a data passou a ser associada ao dia 14 de fevereiro.

Enquanto em outros locais o Valentines Day é comemorado apenas uma vez por ano, no Japão são duas vezes. No dia 14 de fevereiro, apenas as mulheres presenteiam os homens com chocolates;  e no dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem o presente no White Day.

Várias lojas vendem diferentes tipos de chocolates (Foto: Cris Ezaki)

 

Além disso, diferente do Brasil, onde o costume é só os casais de namorados se presentearem, no Japão é normal dar chocolates também aos amigos, colegas do trabalho e familiares.

Cinco tipos

Mas a mulher deve prestar atenção. Existe uma espécie de classificação de qual chocolate comprar, dependendo do grau de relação com a pessoa a ser presenteada, tipo namorado, amigo, parente, colega de trabalho:

Giri Choco (義理 チョコ): É o chocolate que damos para as pessoas que temos uma obrigação social, como chefes, clientes e colegas de trabalho do sexo masculino. O termo ¨Giri¨ significa “obrigação”, portanto, estes tipos de chocolates não têm nenhuma conotação romântica.

São opções para todos os bolsos (Foto: Cris Ezaki)

 

Honmei Choco (本命 チョコ): Esses são dados para namorados, amantes ou para a pessoa apaixonada.

Tomo Choco (友チョコ): Esse é o chocolate dado aos amigos mais próximos, como uma forma de demonstrar carinho e amizade.

Family Choco (ファミリーチョコ): São os que compramos para dar aos familiares como maridos, pais, avós, filhos, tios, primos, irmãos ou qualquer pessoa do sexo masculino que faz parte da família.

Gyaku Choco (逆チョコ): Embora seja um costume recente, o Gyaku choco significa trocar chocolates entre homens e mulheres no Dia dos Namorados.

Valor

A data é totalmente comercial, uma vez que foi criada por empresas. Mas as românticas têm uma chance de demonstrar o que sentem. Como são tipos e tamanhos diferentes, os chocolates têm vários preços.

Mas a mulher que quer impressionar ainda mais, produz o seu próprio presente. Vários kits são vendidos nas lojas de departamentos, também com preços diversos.

Embora o chocolate seja o presente mais comum para a ocasião, algumas pessoas optam por dar outro presente, como uma gravata por exemplo.

História

A origem da tradição tem várias versões. Uma das mais conhecidas narra a história de um padre chamado Valentim, que no século III, na Roma Antiga, teria sido condenado à morte por ir contra a ordem do Imperador Claudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, porque ele acreditava que os solteiros eram melhores guerreiros.
São cinco tipos diferentes de chocolate para presentear (Foto: Cris Ezaki)

Apesar da proibição do Imperador, Valentim continuou celebrando casamentos. Ele próprio teria se casado secretamente. Descoberto, foi preso e condenado a morte. Enquanto estava à espera da execução, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que acreditavam no amor.

Enquanto estava preso, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro, que ¨milagrosamente¨ voltou a enxergar. Antes de sua execução em 14 de fevereiro, ele escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como ¨Seu Namorado¨ ou ¨De seu Valentim¨.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte, 14 de fevereiro, também marca a véspera da celebração ¨Lupercais¨, que eram festas anuais celebradas na Roma antiga em honra da deusa Juno (protetora da mulher e do matrimônio) e do deus Pan (protetor da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra. Isso garantiria a fertilidade para elas.

Outra versão conta que no século XVII, ingleses e franceses celebravam São Valentim no dia 14 de fevereiro como a união do Dia dos Namorados. Nos Estados Unidos, a data passou a ser comemorada um século depois como Valentine‘s Day (Dia de São Valentim).