Disputa é entre Pedro Castillo e Keiko Fujimori

 

No próximo domingo, 6 de junho, acontece o 2º turno da eleição para presidente do Peru. A disputa será entre Pedro Castillo (esquerda) e Keiko Fujimori (direita). No dia 11 de abril, o país realizou eleições gerais para escolher o presidente, dois vice-presidentes, 130 congressistas e 5 representantes do Parlamento Andino.

Os dois candidatos venceram o primeiro turno somando pouco mais de 1/3 dos votos cada, em uma disputa entre 18 chapas à presidência. Castillo, que começou como último colocado nas pesquisas de opinião, fez 19% dos votos, e Keiko passou ao segundo turno com 13% dos votos.

Castillo é natural de Cajamarca, zona rural peruana, e pesquisas mostram que ele é favorito no interior do país, enquanto Fujimori concentra sua preferência na capital e na região metropolitana. O candidato do Peru Libre tem como principal proposta a reforma constitucional. Já Keiko, do partido Força Popular, é filha do ex-ditador Alberto Fujimori e se apoia no legado do pai para vencer, defendendo a manutenção da estrutura do Estado como está. A atual Constituição foi promulgada em 1993, durante o regime fujimorista.

 

O candidato Pedro Castillo (Foto: Agraria.pe)

 

As pesquisas de opinião variam e alguns veículos da mídia empresarial chegam a divulgar empate técnico entre as duas candidaturas.

Segundo dados divulgados pelo governo peruano, 997.033 pessoas que vivem fora do Peru estão aptas a votar. Elas vivem em 79 países na América, Ásia, Europa, África e Oceania, divididas em 208 cidades. Para atendê-las, serão instaladas 3.440 mesas para a votação.

No Japão

Aqui no Japão, os peruanos poderão votar em sessões eleitorais em sete cidades. Nos municípios de Nagoya, Suzuka, Kobe, Hiroshima, Fukuoka e Okinawa, a votação vai das 8h às 16h. E na cidade de Shiga, começa às 9h e segue até às 16h.

O eleitor deve comparecer munido do documento de identificação, mesmo que vencido, e estar de máscara facial. Ele também deve levar uma caneta azul.

Por causa do Coronavírus, o Consulado Geral do Peru no Japão pede que as pessoas não compareçam ao local de votação: se contraiu Covid-19 nas últimas três semanas; se familiares foram infectados nas últimas duas semanas; e se apresentarem febre (a partir de 37.5), mal-estar ou sintomas compatíveis com uma gripe comum.

Locais de votação

Confira a seguir, os locais de votação e os moradores de quais jurisdições devem comparecer ao lugares determinados pelo Consulado do Peru.

Os moradores de Nagoya, Ishikawa, Aichi, Gifu, Fukui e Toyama devem votar no Port Messe Nagoya. O endereço é: Código Postal 455-0848 Aichi Ken Nagoya Shi Minato Ku Kinjo Futo 2-2-3F e 4F.

Os residentes em Mie devem votar na cidade de Suzuka, no Suzuka Shi Roudou Fukushi Kaikan. O endereço é: Código Postal 513-0801 Mie Ken Suzuka Shi Kanbejishimachi 388.

 

A candidata Keiko Fujimori (Foto: Wikipedia)

 

Quem mora em Kyoto, Osaka, Nara, Hyogo, Wakayama e Kobe deve votar no Hotel Okura Kobe. O endereço é: Código Postal 650-8560 Hyogo Ken Kobe Shi Hashiba Cho Chuo Ku 2-1 Sala Akebono no ma Primeiro Piso.

Os residentes em Hiroshima, Tokushima, Ehime, Yamaguchi, Kagawa, Okayama, Tottori, Kochi e Shimane devem comparecer ao Hiroshima Ryugakusei Kaikan. O endereço é: Código Postal 732-0806 Hiroshima Ken Hiroshima Shi Minami Ku Nishi Kojin Machi 1-1- Segundo Piso.

Os moradores de Kagoshima, Fukuoka, Kumamoto, Nagasaki, Oita e Miyasaki deverão votar no Across Fukuoka. O endereço é: Código Postal 810-0001 Fukuoka Shi Chuou Ku Tenjin 1-1-1 Quinto Piso.

As pessoas que vivem em Okinawa devem votar no Naha Shi Tembusu Kan. O endereço é: Código Postal 900-0013 Okinawa Ken Naha Shi Makishi 3-2-10 Terceiro Piso Galeria.

E para os moradores de Shiga, o local de votação é o Konan Shi Mikumo Machizukuri Center. O endereço é: Código Postal 520-3221 Shiga Ken Konan Shi Mikumo 1186 Segundo Piso.

 

 

Fonte: Consulado Geral do Peru em Nagoya e Brasil de Fato