Produção, abertura de empresa e monetização são os destaques do evento

 

Os microfones já estão preparados para disparar as ondas sonoras além das fronteiras do Japão. A ¨3ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira¨ está pronta para agitar o cenário podcasting.

De 25 de novembro a 3 de dezembro, prepare-se para uma experiência auditiva que vai conectar pessoas em todo o mundo.

Quatro transmissões ao vivo, dois encontros virtuais e um presencial compõem o programa desta edição. ¨A expectativa é alta para o evento, pois conseguimos trazer mais gente para o grupo e sinto que ganhamos muito mais credibilidade¨, conta um dos organizadores, Carlinhos Vilaronga.

 

Carlinhos Vilaronga (Cedida)

 

¨Dessa vez, conseguimos mais contatos de pessoas de fora para palestrar¨, explica Will Cunha, host do Press Star Cast e membro da organização. Ele cita que produtores e profissionais do mercado de podcasts do Japão, Brasil, Estados Unidos e Alemanha farão parte da programação deste ano.

A Semana Podosfera Nipo-brasileira é mais do que um evento; é uma celebração da diversidade sonora que permeia o universo dos podcasts.

¨Tem gente nova ou que acabou de começar no podcast e essa troca vai ser muito interessante¨, avalia Vilaronga.

Este ano, a Semana Podosfera Nipo-Brasileira será palco para discutir e explorar os temas mais cruciais para a comunidade podcaster internacional: a produção, a abertura de empresa e a monetização dos podcasts.

Se você é um entusiasta de podcasts, um produtor experiente ou apenas alguém curioso para mergulhar no fascinante mundo do áudio sob demanda, esta é a sua oportunidade de se conectar com experts do setor, trocar ideias e expandir seus horizontes.

¨A Semana Podosfera Nipo-Brasileira começou pequenininha e fico muito feliz de ver o quanto ela cresceu. Surgiram muitos outros podcasters no Japão e isso mostra a força da nossa empreitada¨, avalia Yamryuu, host do Otaku no Kissaten, que também colabora na organização do evento.

Marcelo Tanabe, do DriveCast, é um dos novatos na área. ¨Comecei recentemente o meu projeto e já vou participar do evento. Quero conhecer outros podcasters e trocar experiências com eles¨, diz.

O evento conta com o apoio do Gaijin News na divulgação. E nosso Editor, Alexandre Ezaki, é um dos convidados para a mesa ¨Produção de Conteúdo Digital na Comunidade Brasileira no Japão¨, que será realizada dia 30 de novembro (quinta-feira), a partir das 20h30.

A Semana

A Semana Podosfera Nipo-Brasileira é um evento anual, organizada pelo Coletivo Podosfera Nipo-Brasileira, que reúne entusiastas, produtores e profissionais do mercado de podcasts para promover o intercâmbio cultural e a colaboração internacional.

 

Arte do evento (Divulgação)

 

Desde seu início, o encontro se estabeleceu como uma plataforma vital para a discussão de tópicos relevantes no universo do podcasting.

O Coletivo Podosfera Nipo-Brasileira é fruto de amizades que se desenvolveram a partir de um encontro on-line realizado no verão de 2020. Atualmente se dedica a promover a mídia entre os brasileiros no Japão e conectar, incentivar e capacitar os podcasters da comunidade.

A primeira edição foi realizada em dezembro de 2021, em plena pandemia de covid-19. Durante o evento, os podcasters publicaram episódios especiais e fizeram gravações colaborativas.

Foram também organizados cinco painéis de discussão com convidados ligados ao mercado de podcasts no Brasil e uma oficina de podcasts on-line.

A segunda edição foi realizada em dezembro de 2022. Os podcasters participaram de dois workshops online ministrados por profissionais do mercado de podcasts no Brasil.

Episódios especiais foram publicados durante a semana. O evento encerrou com a realização de um encontro online para confraternização.

A equipe de organização da edição 2023 da Semana Podosfera Nipo-Brasileira conta com podcasters de Aichi, Shizuoka, Saitama e Tóquio.

Will Cunha, Juca Kanashiro e Carlinhos Vilaronga são os responsáveis pela coordenação-geral e pela parte técnica. Kellen Bijuh, Ewerthon Tobace e Rening Masuyama formam o time de apoio.

Surgimento do podcast

Ao final de 2003, o programador Dave Winer explicava em um evento as novas tendências no mundo dos blogs. Ele ressaltou o potencial de crescimento do formato de áudio nesse universo, o que era conhecido como audioblogging.

Naquela mesma época, Adam Curry, apresentador de rádio e de televisão conhecido atualmente como ¨O pai do podcast¨, publicou em seu blog um tutorial sobre como gravar um arquivo em formato mp3, via RSS, em um iPod.

O termo podcast só seria usado pela primeira vez em 2004 pelo britânico Ben Hammersley em um artigo publicado no jornal The Guardian.

Em outubro de 2004, Danilo Medeiros fez o upload do primeiro episódio do Digital Minds. Nascia o podcast no Brasil.

Em 2023, metade da população brasileira já é ouvinte de podcasts, graças também à popularidade dos videocasts.

 

Equipe de organização (Divulgação)

 

A plataforma Listen Notes coloca o Brasil como o segundo país do mundo em produção de podcasts.

Também na comunidade brasileira no Japão o podcast encontrou seu espaço. Produtores espalhados pelo país abordam temas diversos.

Alguns buscam no podcast um hobbie. Outros, ao desenvolver novas habilidades, encaram a mídia como oportunidade para encontrar uma nova carreira.

Programação completa

Sábado, 25/11 – Aberto ao público
Horário: no Brasil às 20h30 (24/11) / no Japão às 8h30
Ao vivo: YouTube.com/@podnipobr
Mesa de discussão: “Panorama do podcasting em 2023 e expectativas para 2024”, com Andreh Jonathas (apresentador do Serifacast e o atual presidente da Abpod), Thata Finotto (formada em publicidade, propaganda e marketing, criadora da Tribo TDAH), Eric Moreira (apresentador do podcast Papo na Boa e criador da rede PodcastExperience) e Renato Bontempo (CEO da Bicho de Goiaba, autor do livro ‘Podcast Descomplicado’ e criador do CastNews).

Representantes da PodNipoBr: Carlinhos Vilaronga (fundador da Nabecast Podcasts & Multimedia) e Will Cunha (criador e apresentador do Press Start Cast).

 

Sábado, 25/11– Aberto ao público
Horário: no Brasil às 8h30 / no Japão às 20h30
Ao vivo: Youtube.com/@podnipobr
Palavra do paraninfo: Billy Mello é produtor musical e DJ. também conhecido como “DJ Maestro Billy”. Mora na Alemanha desde 2015.

Webinário 1: Produção de conteúdo digital e Saúde Mental, com Louise Monteiro (psicóloga, mestre em análise do comportamento e membro da equipe do projeto Tsuru).

Webinário 2: Estratégias para Monetização do seu Podcast, com Kelly Oliveira (mentora de monetização e processos de podcast).

 

Domingo, 26/11 – Vagas limitadas
Horário: no Brasil às 20h30 (25/11) / no Japão às 8h30
Encontro Virtual: Pod’café com Cafeína, com Drika Sanchez (locutora, editora de áudio e co-apresentadora do Papo Delas Podcast)
Plataforma: Zoom Meetings (vagas limitadas)
Interessados devem entrar em contato com Carlinhos Vilaronga: Instagram.com/nabecastjp/

 

Terça-feira, 28/11 – Aberto ao público
Horário: no Brasil às 9h / no Japão às 21h
Entrevista: A relação do podcaster com seus ouvintes, com Rodrigo Bibo (criador do podcast Bibotalk e autor do livro “O Deus que destrói sonhos”).
Ao vivo: YouTube.com/@podnipobr

 

Quinta-feira, 30/11 – Aberto ao público
Horário: no Brasil às 8h30 / no Japão às 20h30
Mesa de Discussão: Produção de Conteúdo Digital na Comunidade Brasileira no Japão.
Participantes: Yuji Julian (Dia-a-dia), Macsael Oda (Crônicas do Japão), Alexandre Ezaki (Gaijin News) e Elisa Takasu (Portal Japão).
Ao vivo: YouTube.com/@podnipobr

 

Sábado, 2/12 – Vagas limitadas
Horário: 14h
Seminário 1: O poder da comunicação: pesquisa, checagem, revisão e ética, com Ewerthon Tobace.

Seminário 2: Formalizando a Produção de Conteúdo no Japão, com Vanessa Handa.

Local: Universidade Cruzeiro do Sul, Polo Hamamatsu (vagas limitadas)
Interessados devem entrar em contato com Carlinhos Vilaronga: Instagram.com/nabecastjp/

 

Domingo, 3/12 – Vagas limitadas
Horário: no Brasil às 20h30 (2/12) / No Japão às 8h30
Encontro virtual: bōnenkai, a festa da firma.
Plataforma: Zoom Meetings (vagas limitadas)