Godzilla também é premiado na cerimônia

 

O Oscar 2024 foi um momento de celebração para os fãs de animação japonesa e admiradores do lendário diretor Hayao Miyazaki.

O filme ¨O Menino e a Garça¨, produzido pelo Studio Ghibli, conquistou o prêmio de Melhor Animação na 96ª cerimônia do Oscar.

Essa vitória é significativa não apenas para o filme, mas também para o cenário do anime japonês como um todo.

¨O Menino e a Garça¨ é uma obra que combina a magia característica dos filmes do Studio Ghibli com uma narrativa envolvente.

A história segue Mahito, um jovem que, após perder sua mãe durante a guerra, se muda para a propriedade de sua família no campo. Lá, ele descobre uma torre antiga e isolada, habitada por uma misteriosa garça cinzenta.

Quando sua nova madrasta desaparece, Mahito segue a garça até a torre e entra em um mundo fantástico compartilhado pelos vivos e pelos mortos.

 

Cartaz do filme (Divulgação)

 

A jornada épica que se desenrola revela segredos profundos e desafia a compreensão de Mahito sobre si mesmo.

A obra aborda temas universais como perda, esperança e conexões inesperadas.

A jornada de Mahito é uma metáfora para a busca da compreensão e da aceitação em um mundo complexo. Essa mensagem ressoa com pessoas de todas as idades e origens, tornando o filme uma obra atemporal.

A fantasia de 124 minutos de Miyazaki, que foi selecionada na categoria de longa-metragem de animação da Academia, também ganhou os principais prêmios do gênero no Globo de Ouro em janeiro e na competição da Academia Britânica no mês passado, após seu lançamento no Japão no ano passado.

O filme, criado no Studio Ghibli em Tóquio, superou quatro outros filmes na categoria Oscar, incluindo ¨Elemental¨, de Walt Disney, e ¨Homem-Aranha: Através do Aranhaverso¨.

Reconhecimento internacional

Em resumo, a vitória de ¨O Menino e a Garça¨ no Oscar é um marco histórico para o anime japonês.

Ela não apenas celebra a excelência artística, mas também abre portas para futuras produções e inspira uma nova geração de criadores.

O prêmio coloca os holofotes sobre a criatividade e a habilidade dos artistas japoneses em contar histórias cativantes.

¨Estamos extremamente gratos. Miyazaki ficou muito feliz¨, disse Toshio Suzuki, produtor e cofundador do Studio Ghibli Inc., produtora de Miyazaki, em entrevista coletiva em Tóquio.

Importância para o mercado

Hayao Miyazaki, o lendário diretor por trás do Studio Ghibli, já havia ganhado um Oscar em 2003 por ¨A Viagem de Chihiro¨.

 

O menino e a garça (Plaground.ai)

 

Sua segunda vitória com ¨O Menino e a Garça¨ reforça seu status como um dos maiores cineastas de animação de todos os tempos. A influência de Miyazaki se estende além das telas, inspirando gerações de artistas e contadores de histórias.

Embora Miyazaki tenha anunciado sua aposentadoria em 2013, após produzir ¨The Wind Rises¨, outro de seus filmes indicados ao Oscar, ele começou seu último trabalho em 2017.

A vitória no Oscar é um marco para o anime japonês. Ela valida a habilidade do anime em contar histórias profundas e emocionantes, independentemente do formato ou público-alvo.

Além disso, reforça a posição do Studio Ghibli como um dos estúdios de animação mais influentes e respeitados globalmente.

Em resumo, ¨O Menino e a Garça¨ não é apenas um filme; é um símbolo da paixão, criatividade e imaginação que permeiam o mundo do anime.

A conquista do prêmio pode ter um efeito cascata na indústria de anime.

Os estúdios e criadores japoneses podem se sentir encorajados a buscar temas mais profundos e aprimorar suas técnicas de animação.

Além disso, a visibilidade gerada pelo Oscar pode atrair investidores e abrir portas para colaborações internacionais.

Godzilla Minus One

Em uma noite histórica para os fãs do cinema de monstros, ¨Godzilla¨ foi coroado com o prêmio de Melhores Efeitos Visuais no Oscar 2024.

A lendária criatura japonesa, conhecida por seu impacto cultural e visual impressionante, finalmente recebeu o reconhecimento que merece.

Cartaz do filme (Divulgação)

Com seu design imponente e efeitos visuais de tirar o fôlego, Godzilla mostrou mais uma vez sua grandeza nas telonas e agora brilha no panteão dos vencedores do Oscar.

¨Godzilla Minus One¨, de Takashi Yamazaki, ambientado no Japão do pós-guerra, é o mais recente capítulo da longa franquia sobre um monstro que cospe fogo e ataca cidades.

O filme segue a história de um piloto japonês carregado de culpa por sobreviver a uma missão kamikaze que une forças com outros para combater Godzilla, o monstro reptiliano gigante que surge em Tóquio. A cidade, já devastada pelos ataques aéreos dos EUA durante a guerra, enfrenta outra ameaça da lendária criatura.

A franquia Godzilla está comemorando seu 70º aniversário este ano desde que o primeiro filme foi lançado em 1954, inspirado nos testes da bomba atômica dos EUA no Atol de Bikini.

Yamazaki, 59 anos, expressou preocupação com o fato de o simbolismo de Godzilla como metáfora para armas nucleares ter sido esquecido. Ele espera que o filme sirva como um lembrete desta importante mensagem.

 

Fontes: CinePOP, Anime New e UOL