Tremor gerou alerta de tsunami

 

Um terremoto com magnitude preliminar de 7,2 sacudiu o leste e o nordeste do Japão na noite deste sábado, 20. Inicialmente, o governo alertou que um tsunami de até 1 metro poderia atingir partes das áreas costeiras da província de Miyagi.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o tremor ocorreu às 18h09, cerca de 60 quilômetros abaixo da superfície da costa de Miyagi. A força e a profundidade do tremor foram revisadas para baixo em relação à magnitude inicialmente relatada de 7,2 e 60 km, respectivamente, para 6.9 na escala Richter e 59 quilômetros de profundidade. A agência cancelou o alerta de tsunami às 19h30.

 

Províncias atingidas pelo tremor (Arte: Agência Meteorológica do Japão)
Seu foco, a cerca de 20 quilômetros da Península de Ojika, província de Miyagi, estava relativamente perto do tremor de magnitude 7,3 ocorrido em fevereiro e que abalou as prefeituras de Miyagi e Fukushima e feriu mais de 150 pessoas.

Também ocorreu pouco mais de uma semana depois que o nordeste do Japão marcou o 10º aniversário do poderoso terremoto, seguido de tsunami, que desencadeou o desastre nuclear de Fukushima e matou milhares de pessoas.

O terremoto registrou 5 pontos superiores na escala de intensidade sísmica japonesa de 7, em partes de Miyagi, menor do que o terremoto de meados de fevereiro, que registrou 6 pontos superiores nas províncias de Miyagi e Fukushima. De tão forte, também foi sentido em Tóquio.

Nenhuma anormalidade foi encontrada em usinas nucleares no leste e nordeste do Japão, de acordo com seus operadores, enquanto a JR East disse que suspendeu temporariamente a operação dos serviços do trem-bala Tohoku Shinkansen.

Ordens de evacuação foram emitidas para cerca de 8.850 residentes nas áreas costeiras de Miyagi, de acordo com o governo da província.

 

Fonte: Kyodo