Participaram times de 13 países

 

Santos foi o grande campeão do Futsal Unity World Cup, disputado domingo, 16 de janeiro, no ginásio Nippon Gaishi Hall, em Nagoia (Aichi).

As eliminatórias e a grande final do campeonato amador de futebol de salão foram organizadas por Morihiro Masada, com apoio de James Miura e equipe.

Por causa do Coronavírus, a organização do evento tomou vários cuidados. Todos tiveram que usar máscaras, exceto os jogadores na hora da partida. A presença do público foi proibida e todos os atletas entregaram um formulário com a medição da temperatura corporal dos últimos 14 dias.
O torneio contou com a participação de 24 equipes de 13 países diferentes: Brasil, Japão, Indonésia, Vietnã, Paraguai, Bolívia, Peru, Azerbaijão, Itália, Turquia, Nepal, Marrocos e Bangladesh.
Os times foram divididos em 9 grupos. Os primeiros colocados de cada grupo avançaram para a fase de mata-mata. Os outros 9 clubes que ficaram em segundo em cada grupo disputaram 3 vagas em disputas de penalidades, passando 12 times para a próxima fase.
ARUKO ficou em segundo lugar (Foto: Cedida)
¨A grande surpresa ficou por conta da equipe brasileira Tokisai ShinAnjo, que era uma das favoritas ao título e acabou sendo eliminada pela equipe Indonésia Gajah Mada, que venceu de virada por 2 a 1¨, explica Miura.
Finais
Nas semifinais, a equipe do Santos, formada por japoneses mas com nome de time brasileiro, venceu a seleção do VietNamJP, garantindo vaga na final.
E na outra semifinal, a equipe brasileira do ARUKO venceu de virada a Indonésia Gajah Mada por 3 x 1, também garantindo lugar na briga pelo título.
Na disputa de terceiro lugar, o jogo foi bem equilibrado, mas o Indonésia Gajah Mada venceu por 1 x 0 o VietNamJP, levando o troféu para casa.
Na finalíssima, a jovem seleção japonesa do Santos não tomou conhecimento da forte equipe brasileira da ARUKO e venceu a partida por 3 a 0, conquistando o título de campeão do Futsal Unity World Cup.
Premiação entregue aos vencedores (Foto: Cedida)
Na edição de 2019 do torneio, o Santos havia perdido a final para a seleção da Coreia do Sul. Mas dessa vez não deu chance e venceu o time brasileiro.
A classificação final do campeonato ficou assim: Santos foi o campeão, ARUKO foi o vice-campeão, Gajah Mada ficou em terceiro e VietNamJP foi o quarto. O jogador escolhido como o MVP do torneio foi Katsuki, do Santos.
A arbitragem das finais ficou por conta de James Miura, Brito Black, Marcelo Udo (China), Kimiyoshi Iguchi e Dinho Komdo.
O torneio conta com apoio do Gaijin News.