Medida decorre do acordo entre Lula e Fumio Kishida

 

Os governos do Brasil e do Japão chegaram a entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias.

A isenção terá validade inicial de três anos e começa a partir de 30 de setembro de 2023.

Com a medida, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.

O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em concordância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados.

A isenção dos vistos contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.

Anúncio comemorado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin comemoraram o anúncio, com postagens na rede social X.

Na conta oficial do presidente, Lula postou a seguinte mensagem:

 

 

Já o vice-presidente não poupou elogios à medida.

Alckmin escreveu: ¨O Brasil abriga a maior comunidade de descendentes de japoneses do mundo e a comunidade brasileira é uma das maiores do Japão. No marco dos 115 anos de nossas relações, a isenção recíproca de vistos aprofundará ainda mais nossos laços humanos e comerciais!¨

 

 

Fonte: Governo do Brasil